Unioeste realiza 1º Ciclo de Palestras: Diálogo com o Imaginário

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará nos meses de agosto e setembro o 1º Ciclo de Palestras: Diálogos com o Imaginário. O evento é uma realização do grupo de pesquisa sobre imaginário, educação e formação de professores da Unioeste – Imaginar em parceria com o grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Imaginalis.

Segundo o professor doutor Fábio Lopes Alves, coordenador do evento e pesquisador do grupo Imaginar, a promoção busca desencadear ações e reflexões teóricas e prática acerca da educação e suas relações com o imaginário. Além disso, atrair e colaborar com a formação de novos pesquisadores que tenham interesse em estudos a partir da perspectiva do imaginário, difundir conhecimentos científicos e oportunizar um espaço de debates e intercâmbio entre as comunidades acadêmica e externa.

O evento contará com a participação de pesquisadores com forte inserção acadêmica internacional, como Eduardo Barros, da Université de Paris Sorbonne, e Ana Taís Martins Portanova Barros, da Université de Lyon, ambos os professores pesquisadores da UFRGS.

As inscrições serão realizadas no dia de cada palestra e custará R$ 5,00 por palestra. Caso o participante não queira receber o certificado do evento, a inscrição será gratuita. Além disso, quem comparecer em ao menos 75% das atividades, receberá gratuitamente, após o evento, um exemplar do livro sobre imaginário e educação escrito pelos palestrantes contendo textos apresentados no evento.

As atividades serão realizadas a partir das 19 horas, no miniauditório 2, do Campus de Cascavel da Unioeste.

Programação

Para dar início ao ciclo de palestras, no dia 2 de agosto, o professor doutor Eduardo Barros, da Université de Paris Sorbonne, UFRGS e Unisinos, abordará o tema: “Imagem e Imaginário: as contribuições de Michel Maffesoli”. No dia 9, o tema da palestra será “Imaginário Educacional: os mitos de Pigmalião e Teseu”, a cargo de Tânia Maria Rechia Schroeder, professora doutora da Unioeste.

“O imaginário da sexualidade nas vozes de professoras” será o tema da palestra no dia 29 de agosto, com a professora doutora Andrea Martelli, da Unioeste. Depois, no dia 6 de setembro o professor doutor Fábio Lopes Alves, da Unioeste, proferirá a palestra com o tema “Pós-mulher: o imaginário sobre o corpo feminino em perspectiva”.

Fechando o 1º Ciclo de Palestras, no dia 12 de setembro, o tema abordado será “Gilbert Durant e a Teoria do Imaginário”, com a professora doutora Ana Taís Martins Portanova Barros, da Université de Lyon e UFRGS.