Professor da Unioeste colabora na descoberta de meteoritos no Paraguai

O professor Oscar Quinonez Fernandez, do Colegiado de Geografia, Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), faz parte da equipe de pesquisadores que coletaram vários fragmentos de meteoritos, em outubro, nas imediações do lago de Ypacaraí, situado há 40 km a Leste da capital Assunção, Paraguai.

Os fragmentos de meteoritos, do tipo Condrito, foram descobertos pelo doutor em geologia Jaime Baez Presser, da Universidade Nacional de Assunção (UNA), que coordena o projeto de pesquisa sobre meteoritos, e pelo graduando em geologia pela UNA, Jorge Cantero. Segundo eles, os meteoritos seriam produtos de um impacto ocorrido em 1877, na região então quase inabitada do vale de Ypacaraí.

A parceria entre Presser e Fernandez, se deu a partir da visita de Baez Presser a Marechal Cândido Rondon em agosto passado, quando foram conhecer uma cratera de impacto meteorítico de Vista Alegre, em Coronel Vivida, Paraná. “A descoberta é umas das primeiras conquistas de um projeto que objetiva catalogar e investigar possíveis estruturas de impactos de meteoritos em território paraguaio”, conta o professor Fernandez.

O professor e alunos da Unioeste, mestrandos em Geografia, Lindomar Baller e Maico Bade, do Campus de Marechal Cândido Rondon, estão colaborando com Presser na elaboração de cartas temáticas, baseadas em técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), Sensoriamento Remoto, GPS e da Cartografia Digital.

No primeiro semestre de 2014, Jaime Presser ministrará a disciplina de Tópicos Especiais “Noções Básicas sobre a Geologia do Paraguai” para o curso de Mestrado em Geografia da Unioeste.