Aluno da Unioeste irá representar o Brasil em Campeonato de Xadrez

O acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, Hugo Zanotti Mendonça Caetano foi o 2º colocado brasileiro na Liga Desportiva Universitária na categoria Xadrez. Em julho ele irá representar o Brasil no 2º maior evento esportivo do mundo, o Universíada, na Rússia. Hugo tem 20 anos e joga xadrez desde os seis, por influência de seu pai, Pedro Caetano, que é professor, presidente da Federação de Xadrez do Paraná e árbitro internacional.

A participação dele na Liga foi feita por intermédio da assistência estudantil da Unioeste que tem como principal objetivo fortalecer, estimular e inserir os alunos nesses eventos. A assistência estudantil foi criada em novembro de 2012 através do Conselho Universitário (COU).

O enxadrista conta que sempre teve interesse em jogar e já participou de mais de 200 campeonatos, sendo hoje vice-campeão do torneio sub 20. Para o Universíada irá juntamente com a delegação brasileira, sendo que os pontos que fizer nas partidas, contam para a delegação. Por ser o representante do xadrez em Foz do Iguaçu tem apoio da bolsa atleta de Foz, mas as inscrições e várias viagens que faz pelo Brasil são mantidas por ele e sua família.

O acadêmico que também dá aulas de xadrez, diz que pretende viver disso. “É bem difícil, mas tenho esse sonho de jogar sempre e ser um dos maiores enxadristas, não penso em fazer em outra coisa” enfatiza. Para se tornar mestre em xadrez é necessário ter 2300 pontos no ranking internacional, Hugo já atingiu 2152 e por partida pode-se atingir no máximo 15 pontos.  Ele conta que também teve apoio de professores de contabilidade da universidade, Weliton Camargo Ferreira e Adilson Pasini, para participar dos campeonatos e continuar jogando.

Como representante da cidade de Foz do Iguaçu ele diz que é de extrema importância para o Paraná e o Brasil estar competindo fora daqui e estimula a participação de novos jogadores, pois acrescenta em conteúdo e conhecimento sendo o xadrez um esporte que só traz benefícios. “O xadrez é um esporte de alto rendimento, auxilia na concentração, no raciocínio lógico e na tomada de decisões. É uma análise de diversas possibilidades e de cálculos de movimentos”, explica.

A partida mais demorada que ele teve até hoje foi de cinco horas e meia e para cada uma delas é necessário um preparo, por isso Hugo estuda cerca de três horas por dia e faz uma análise da cada adversário e das estratégias que pode utilizar para vencê-lo. Além do campeonato na Rússia, o enxadrista irá participar dos próximos Jogos Universitários que será realizado em Campo Mourão, também com intermédio da assistência estudantil da Unioeste.