Ciência sem Fronteiras estreita relação com colegiados

Nesta semana o gestor institucional do programa Ciência sem Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rafael Mattiello, realizou uma apresentação sobre mobilidade discente internacional para o diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) e coordenadores. O principal objetivo da reunião foi divulgar e sensibilizar os colegiados sobre o programa.

O encontro aconteceu no Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) onde são ministrados os cursos de ciência da computação, engenharia elétrica, engenharia mecânica e matemática. Segundo Rafael o programa visa facilitar a possibilidade de intercâmbio através de convênios e a obtenção de bolsas de estudo através de agências internacionais. “A realização de intercâmbio ou estágio é muito importante para o fortalecimento e fomento do desenvolvimento tecnológico na instituição”, declara. Ele enfatiza também que já foram lançadas as chamadas para vários países que a Unioeste tem convênio, são eles, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Hungria, Japão, Finlândia e Reino Unido. Em breve estará aberta a chamada para a Nova Zelândia.

Atualmente a Unioeste tem convênios que contemplam aos acadêmicos o desenvolvimento de estágio e/ou intercâmbio em diferentes universidades, tais como a Universidad Politécnica de Madri, na Espanha, Université Du Chicoumiti, no Canadá, a Universidade de Los Andes, na Colômbia, entre outras. Os alunos selecionados receberão bolsas para a realização de parte da sua graduação em algumas dessas instituições estrangeiras e a duração da bolsa é de 12 meses, podendo-se estender por até 24 meses quando incluir curso de idioma.