Crianças e adolescentes da Psiquiatria recebem doação

Fazer atividades físicas, praticar esportes, brincar, extravasar e gastar energia. Estas ações são comuns na rotina da maioria das crianças e adolescentes e são de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento daqueles considerados o futura da geração. Mas qual a importância disso para crianças e adolescente dependentes químicos em processo de recuperação?

Segundo as crianças e adolescentes, pacientes, da Ala Psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) estas atividades são importantes porque lhes ajudam a esquecer das coisas ruins que já viveram. “Eu queria que fosse assim todo dia” relata A.R., 13 anos, paciente da Ala Psiquiátrica.

No ultimo mês as crianças e adolescentes da Ala Psiquiátrica receberam a doação de uma mesa de ping-pong, realizada pelo representante da Coordenação de Esportes vinculada a Pró-reitora de Extensão, Luís Sérgio Peres, da Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), a pedido da enfermeira, Solania Durman, da Ala Psiquiátrica do Hospital.

De acordo com a enfermeira estas atividades fazem parte do plano terapêutico. O lúdico é utilizado como terapia e o brincar e ler transforma-se em uma forma de ressocialização. “Eles ficam muito contidos aqui, o dia todo, e precisam fazer atividades físicas, praticar esportes, brincar, extravasar e gastar energia. Agora eles têm mais opção para fazer isso.” declara Solania.

Além da mesa foram recebidas doações de bolinhas, uma rede e raquetes. Apesar de estar muito agradecida a equipe da Ala Psiquiátrica relata que há necessidade de receber doações de mais bolinhas e outras raquetes, pois estas que foram doadas são infantis e muito pequenas para os adolescentes, a rede também é pequena e precisou ser adaptada. Além do material para essa atividade o setor necessita de jogos educativos, livros, gibis, cd de música e filmes para realizar outras atividades com os pacientes.

Para realizar doação entrar em contato com a equipe da Ala Psiquiátrica pelo telefone (45)3321-5384 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..