Huop e Reitoria prestigiam apresentação cultural

Nesta sexta-feira, pela manhã, pacientes que aguardavam consulta e funcionários do ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) foram surpreendidos por dois grupos musicais que se apresentam no 24º Festival de Música de Cascavel.

O evento, um convite da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unioste, contou com apresentação de violinistas, orientados pelo professor Wellington Brecher, que apresentaram canções do estilo Suzuki, método japonês de ensino de violino. Os alunos da oficina de flauta doce, comandada pela professora Ângela Sasse, tocaram canções folclóricas brasileiras e internacionais, uma delas foi um baião do catarinense Edino Krieger.

A curta apresentação rendeu muitos elogios, tanto dos funcionários como de pacientes que aprovaram a iniciativa e solicitaram maior frequência de eventos como este. “Deveria acontecer mais vezes porque melhora o ambiente, alivia o estresse e a ansiedade, além de nos proporcionar um momento de reflexão”, relata a técnica de Enfermagem, Eni Brisolla.

“A música é uma terapia” diz Tereza Arceles, 49 anos, que aguardava uma consulta ortopédica. “Nós estamos tensos e a música, além de nos distrair, também faz relaxar e bem à alma”, declara.

O grupo que se apresentou também na Reitoria encantou os funcionários. Segundo a maestrina e diretora do Festival de Música de Cascavel, Giordana Lube, essa ação faz parte do concerto de extensão, levando a música a lugares e espaços alternativos, mostrando o talento dos alunos àqueles que nunca ouviram.

As turmas são formadas por alunos de diversos lugares do Paraná e do Brasil, como dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A faixa etária dos músicos varia entre oito e 19 anos.

Segundo o diretor de cultura da Proex, Vanderlei dos Anjos, o objetivo é incentivar a arte e a cultura a partir da música, dança, artes plásticas em geral, e levar ao Huop e Reitoria, além dos Campi, ações que possam despertar o interesse pela arte.

A próxima ação cultural da Proex será o Festival de Dança, agendado entre os dias 26 e 30 de agosto, nos cinco Campi da Universidade (Cascavel, Marechal Candido Rondon, Toledo, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu).