Unioeste sedia 11ª Jornada do HistedBr

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará entre os dias 23 e 25 próximos a XI Jornada do HistedBr (História, Sociedade e Educação no Brasil) que tem como temática central “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização”.

A Jornada, que comemora os 10 anos da criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná (HistedOPr), tem a finalidade de propiciar um espaço de debate, de troca de experiências e discussões acerca da Pedagogia Histórico-Crítica; de difusão de conhecimentos científicos e de reflexões acerca de experiências em torno das questões teórico-metodológicas, das políticas educacionais, do marxismo, da história e historiografia da educação, dos movimentos sociais, da formação de professores, da educação especial e das práticas de ensino. Visa ainda socializar experiências e produções realizadas pelo HistedOPr e discutir sobre os desafios da institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica.

Segundo os organizadores, o evento pretende contribuir com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que há mais de 20 anos, vem realizando um intenso trabalho de estudos e pesquisas com a finalidade de resgatar a história, preservar a memória, possibilitar uma melhor compreensão da educação e da sociedade brasileira, bem como, contribuir com sua transformação rumo a uma nova sociedade, verdadeiramente humana.

Contando com aproximadamente 30 grupos de pesquisa espalhados pelo Brasil a fora, o HistedBr já realizou nove Seminários Nacionais e dez Jornadas, envolvendo pesquisadores do país e do exterior. Além disso, também conta com uma rede de intercâmbio pela internet e com uma Revista, pela qual articula pesquisadores e socializa periodicamente produções na área da educação.

A XI Jornada do HistedBr conta com uma rica programação, com apresentações culturais, palestras com convidados com relevantes contribuições para a educação brasileira, além de apresentação de comunicações científicas, onde serão socializados 259 trabalhos, frutos de estudos e pesquisas de docentes e acadêmicos provenientes de todo o país.

O evento é uma realização do HistedOPr, juntamente com o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) e conta ainda com o apoio da Fundação Araucária, do Colegiado de Pedagogia, Campus Cascavel, do CECA, Direção Geral do Campus de Cascavel da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel.

Programação

No primeiro dia do evento, quarta-feira (23), às 8h45, será realizada a cerimônia de abertura. Em seguida, às 9h30, Dermeval Saviani, abordará o tema “A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classes e a educação escolar”, na conferência de abertura. No período da tarde, a partir das 14 horas, o conferencista será o José Claudinei Lombardi com o tema “A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da história da Educação Brasileira”.

Na manhã de quinta-feira (24), Lígia Márcia Martins, falará, às 8h30, sobre “A Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos psicológicos”. À tarde, a partir das 14 horas, o tema será “O marxismo e a pós-modernidade”, com o conferencista João Carlos da Silva. Das 16h30 às 19h00 se dá início à sessão de comunicações.

Na manhã de sexta-feira (25) será realizada a mesa redonda abordando as “Experiências e os desafios da institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica”, a qual o mediador será Marco Antonio Batista Carvalho. À tarde, a partir das 14 horas, Newton Duarte “A Pedagogia Histórico-Crítica e a Formação da Individualidade para si”. A partir das 16h30 serão realizadas as últimas sessões de comunicações.