Projeto pretende reduzir evasão e repetência de acadêmicos

Devido ao grande número de repetência e evasão dos cursos de exatas das universidades do Brasil, principalmente das instituições públicas, o professor Carlos Alberto Lima da Silva, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Tutoria aos Discentes Ingressantes nos Cursos de Exatas da Unioeste e demais faculdades e Universidades da Região”.

Segundo o professor Lima, o objetivo é, justamente, contribuir para a diminuição da evasão e da repetência da graduações de exatas da Unioeste e demais faculdades e universidades da região. De acordo com estudos realizados de 2008 a 2012, no curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, a aprovação dos acadêmicos do primeiro ano é de 58% e do segundo é de 62%. Já o índice de evasão deste mesmo curso, no período de 2003 a 2013, gira em torno de 8,75 acadêmicos por ano.

As causas da evasão e da repetência são multifatoriais, como: deficiência na formação básica, falta de maturidade dos discentes ingressantes, desconhecimento da importância do curso, problemas financeiros e familiares, dificuldades de adaptação no curso e ao novo ambiente, entre outras. A tutoria, segundo o professor Lima, procura contribuir para a redução destes problemas atuando na orientação pedagógica, proporcionando maior aproximação entre discentes e docentes, ministrando palestras sobre metodologia de estudo, palestras motivadoras, minicursos para auxiliar em determinadas tarefas essenciais do curso, bem como disponibilizar atendimento psicológico e apresentar aos discentes dados e indicadores relevantes, levantados ao longo do projeto.

O projeto será adaptado para cada Campus de acordo com as demandas de cada curso. “Os interessados podem entrar em contato comigo para conhecerem o nosso projeto e, assim, podermos passar a nossa motivação e experiência, a fim de se estabelecer um programa específico para cada necessidade, ou seja, cada curso em sua universidade estabelecerá o  projeto específico e ao final de cada período poderemos trocar experiências e dados”, conclui o professor. Docentes e acadêmicos interessados a levar o projeto à sua universidade devem entrar em contato com o professor Carlos Alberto pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..