Alunos de Engenharia desenvolvem protótipo para competições

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção. No Brasil o projeto recebe o nome de Projeto Baja SAE Brasil.

A equipe Baja Cataratas vem representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)e nestas competições desde 2011 e, já participou de duas etapas da Baja SAE Brasil nacional e três etapas da competição Baja SAE Brasil regional. Recentemente a equipe participou da competição regional em Gravataí-RS nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

De acordo com professor do Campus de Foz do Iguaçu, Gustavo Adolfo Velazquez Castillo e coordenador do Projeto Mini Baja, baseada nas diretrizes - trabalho em equipe, prática dos conhecimentos adquiridos no curso de engenharia e no empreendedorismo, tendo em vista o respeito com o meio ambiente - a equipe da Unioeste tem o objetivo de aprimorar cada vez mais o projeto, com a intenção de tornar o protótipo viável à produção industrial, promovendo, desta forma, o nome da Universidade, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) dos patrocinadores e da região de Foz do Iguaçu.

Nestes três anos, explica ele, que a equipe participa das competições observou-se um considerável crescimento no projeto e desempenho do protótipo e da própria equipe. Prova disto, são os resultados obtidos na última competição: 2º lugar geral da competição; 1º na prova de Aceleração e a equipe mais bem colocada do Paraná. “É importante observar que uma característica das competições do Baja SAE é a integração dos estudantes de engenharia para o compartilhamento das informações relacionadas com a engenharia e o espírito esportivo”.

Protótipo

Gustavo explica que o protótipo atual da equipe se destaca em relação ao anterior em termos de peso, pois é 70 Kg mais leve, suspensão e comportamento dinâmico otimizado para competição, maior confiabilidade, transmissão mais leve e uso de materiais mais sofisticados, como, por exemplo, alumínio aeronáutico, aço cromo-molibdênio e fibra de carbono. “O protótipo da equipe Baja Cataratas foi pensado para que tenha o máximo de conforto alinhado ao alto desempenho e segurança. A ergonomia do veículo é importante para o piloto para que ele não tenha queda de rendimento devido ao cansaço excessivo”.

A competição

Durante a competição, o protótipo, é submetido a diversas provas sendo elas: estáticas,  dinâmicas e um enduro de três horas em um terreno com diversos níveis de dificuldade. Sendo algumas das provas de caráter eliminatória, impossibilitando algumas equipes a realização de todas a competição.

O protótipo da equipe Baja Cataratas teve um bom desempenho em todas as provas, principalmente na de Aceleração na qual conseguiu o primeiro lugar. No Enduro a equipe conquistou a prova em 2º lugar.

O coordenador salienta que os preparativos para participar de uma competição são bastante árduos, a equipe modelou todos os sistemas que compõem o protótipo, comprar as peças e os materiais necessários, contratar serviços e finalmente montar o protótipo. “O mesmo deve ser testado várias vezes e os ajustes necessários devem ser implementados. As apresentações são montadas e devem ter dez minutos para explanar as principais considerações feitas nos projetos de cada subsistema. São nomeados os responsáveis para cada subsistema com a incumbência de estudar bastaste para a prova da apresentação do projeto e para auxiliar a equipe no “Box” durante a competição para que um eventual reparo seja feito da forma mais rápida possível”, frisou ele, reforçando ainda que “a equipe se sente satisfeita com o resultado obtido na última competição, pois com os três anos de participação pode-se considerar uma equipe ainda nova nas competições Baja SAE em comparação com a maioria das outras”.

Mais informações no site http://www.pti.org.br/imprensa/noticias/equipe-baja-cataratas-e-vice-campea-xi-baja-sul

Histórico

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da  SAE Brasil, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE Brasil. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Desde 1997 a SAE Brasil também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE Brasil, por meios de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.