Professora lança livro sobre guias turísticos da Itália

A professora doutora do curso de Português/Italiano do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rosemary Irene Castañeda Zanette, lançará o livro “O Brasil do Novo Mundo nos Guias Turísticos Italianos”, na cidade de São Paulo.

O livro trata da visão do Brasil sobre a Itália onde ainda se difunde alguns estereótipos do contato do “Velho Mundo” com o “Novo Mundo”. Na obra, se analisam também os livros que são guias turísticos na Itália com descrições dos lugares, citados em vários itens, facilitando a leitura. Possui fotos e imagens que tornam a imaginação do local mais nítida.

Rosemary tratou dos guias como fonte de pesquisa e uma forma de instrumento na promoção do turismo e que difundem o conhecimento do local, a literatura de massa e consequentemente os leitores que são passíveis turistas.

O livro foi objeto de dissertação do mestrado da professora, realizado na área de Literatura e Línguas Italianas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e concluído em 2005. “Estudei durante cinco meses na Itália, com isso, consegui fazer inúmeras análises bibliográficas sobre o país, o que ajudou muito no desenvolvimento do meu trabalho”, afirma. Ela ainda comenta que é um prazer poder publicar o livro da sua tese de mestrado.

A obra será lançada no próximo dia 15, no período das 15 às 18 horas, na Livraria da Vila, no bairro Pioneiros, em São Paulo (SP). No entanto, já encontra à venda na internet, no site da Editora Humanitas www.editorahumanitas.com.br e no site da Livraria Cultura www.livrariacultura.com.br.