Pós-graduandos cursam especialização à distância

O Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por meio do Programa de Residência Técnica em Engenharia Civil está oferecendo o curso de Pós-Graduação em Obras Públicas, destinados aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura.

As aulas são transmitidas pela Plataforma Moodle - utilizada para gestão de formação e conteúdos formativos – onde os professores respondem às questões enviadas pelos alunos em tempo real. Cada aluno possui uma senha de acesso que permite visualizar todo o conteúdo da aula e as atividades complementares que os professores postam no sistema.

A professora doutora Lígia Eleodora Francovig Rachid do curso de Engenharia Civil da Unioeste, é a primeira docente a ministrar aulas à distância para outras Instituições Estaduais.

A primeira aula foi transmitida e gravada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a segunda ocorreu da mesma forma no miniauditório 1 do Campus de Cascavel, sendo esta a transmissão pioneira na Unioeste.

O curso é distribuído em 16 módulos, com quatro horas/aula às sextas-feiras, ministradas pelo corpo docente das instituições. A sede do curso fica na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a transmissão é feita, além da Unioeste/Campus de Cascavel, também nas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), bem como, as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Infraestrutura e Logística (SEIL).

Segundo Marta Mitiko Kubota de Siqueira, coordenadora e tutora da Residência Técnica do Polo Cascavel e professora da Unioeste, participam em torno de 30 residentes técnicos de Cascavel e região, os quais recebem uma bolsa auxílio de R$ 1,9 mil mensais, além de seis servidores técnicos da Instituição. Estes não recebem bolsa, pois já atuam na área da Engenharia Civil na Universidade.

Isabela Elicker Zampronio, formada em Arquitetura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atua na Assessoria de Obras do Campus de Cascavel diz estar contente com o .curso. “Consigo aprimorar meus conhecimentos, realizando a prática no trabalho”.