Unioeste promove Seminário de Ética

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e o Comitê de Ética no Uso de Animais promovem o Seminário de Ética em Pesquisa da Unioeste (SEP 2013).

O Seminário, que tem como tema “A prática da ética na pesquisa e no ensino envolvendo seres humanos e animais”, vai ocorrer no auditório Arnaldo Busatto, no Campus de Cascavel da Unioeste, no próximo dia 26.

O evento tem como público alvo docentes e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento que trabalham com o tema ética na pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, técnicos-administrativos, alunos de pós-graduação, alunos de iniciação científica e de graduação de todas as áreas da Unioeste e de outras instituições de ensino.

As inscrições podem ser realizadas antes do início do evento junto à Secretaria, sem nenhum custo. Será fornecido certificado aos participantes com carga horária de 8 horas.

Programação

A abertura oficial do seminário está prevista para as 8h30 e será composta por palestras, com a conferência de abertura “Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas e o Papel dos Comitês de Ética”, a cargo da professora doutora Selma Leitão Santos. Depois, o tema a ser abordado será “O papel do Comitê de Ética”, devendo ainda ser definido o palestrante.

Na parte da tarde, a palestra “Aspectos Éticos e Biossegurança no Trabalho com Animais em Pesquisa”, tem início as 13h30, e será ministrada pelo médico Carlos Alberto Muller, do Centro de Experimentação Animal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

Às 14h30 iniciará a palestra, ainda com o nome do palestrante a ser definido, “Utilização de Peixes como Modelo Experimental em Estudo de Doenças Humanas – Zebrafish”. Já a palestra “Métodos Alternativos na Cirurgia Veterinária para Utilização de Animais em Pesquisa e Ensino”, ministrada pelo professor João Moreira da Costa Neto, finalizando com a mesa redonda do Comitê de Ética no Uso de Animais e todos os palestrantes convidados.