Farmácia Escola da Unioeste oferece teste de glicemia gratuito

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, estará realizando gratuitamente o Teste de Glicemia Capilar, para toda a comunidade acadêmica, servidores, docentes e alunos.

Os testes iniciam na próxima segunda-feira (10/06) e avalia a quantidade de açúcar no sangue (glicemia) a partir de uma gota de sangue tirada do dedo. As pessoas com diabetes devem realizá-lo periodicamente para avaliar os efeitos do tratamento receitado pelo médico. Ele não diagnostica a doença, mas indica se há alteração nos níveis de glicemia.

O atendimento ocorrerá na Farmácia Escola, localizada no Bloco de Clínicas do campus que situa-se ao lado da Clínica de Odontologia, de segunda à sexta-feira, das 8h00 ao 12h00 e da 13h30 às 20h00.

Teste

Para realizar o teste é preciso ficar no mínimo 8 horas em jejum. As pessoas que não são diabéticas, mas possuem algum fator de risco, por exemplo: elevação do peso corporal, sedentarismo, presença do diabetes em familiares de primeiro grau (pais ou filhos), pressão arterial elevada, nível de colesterol/triglicerídeos elevado, entre outros, devem realizar o teste para verificar alguma possível alteração, que indicará a necessidade de procurar atendimento médico. O médico fará as avaliações clínicas e laboratoriais necessárias para diagnosticar ou não a doença.

A identificação da doença nos primeiros estágios e início precoce do tratamento diminui a chance de complicações, como problemas no coração, cegueira e amputação de membros. Por isso é muito importante a realização deste teste sempre que possível. Mais informações no telefone  (45) 3220-3192/3270 - Farmácia Escola.

Doença

O diabetes melito ou diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue (glicemia) permanecem elevados. È o mais comum em adultos e sua causa ainda não é conhecida, porém é frequente em obesos e sobre influência de fatores genéticos.

O diabetes pode causar vários danos à saúde, tais como doenças do coração, rins, circulação, cegueira, infecções, formigamento, perda da sensibilidade nos pés e mãos e amputação de membros. Atualmente 366 milhões de pessoas no mundo apresentam esta doença, com projeção para atingir 552 milhões em 2030.

Há três principais tipos de diabetes: Tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1: A doença inicia suas manifestações em geral na infância, adolescência ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2: Ocorre em 90% dos casos de diabetes. Manifesta-se geralmente em indivíduos com elevação do peso corporal, acima de 40 anos, embora na atualidade se vê com frequência significativa também em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares.

Diabetes Gestacional – A elevação da glicemia durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente o açúcar no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.