Novos Talentos é apresentado em Encontro de Escolas Itinerantes

“A parceria com a Unioeste é extremamente importante para o fortalecimento das propostas pedagógicas das Escolas Itinerantes do Paraná”, afirmou Alessandro Mariano, do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Curitiba, durante o Encontro de Coordenadores de Escolas Itinerantes do Paraná.

Para ele, a parceria possibilita ainda melhorias na estrutura física e de profissionais das escolas, levando formação e qualificação aos professores e alunos. O evento está sendo promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em conjunto com o Setor de Educação do MST/Curitiba. No encontro, que está sendo realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná de Cascavel e segue até sábado (20), vem discutindo a proposta pedagógica das escolas itinerantes com o objetivo de reestrutura-las.

No primeiro dia do evento e, após apresentação da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, o professor de licenciatura em Educação no Campo da Unioeste, Alex Verdério, apresentou aos cerca de 30 coordenadores o Programa Novos Talentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto intitulado “Interface entre a formação continuada de educadores e a Educação Básica do Campo no contexto das Escolas Itinerantes do Paraná”, tem por objetivo a formação continuada dos educadores que atuam nas Escolas Itinerantes, bem como, oferecer um conjunto de oficinas no contra turno escolar para os educandos da Educação Básica que estudam nas escolas participantes do Programa.

De acordo com o professor, “Novos Talentos” cria uma relação entre o ensino superior e a educação básica nas Escolas do Campo. “Isso intencionaliza a formação inicial do educador tendo como parâmetro a realidade da Educação Básica e, ao mesmo tempo, permite uma intervenção qualificada na realidade escolar”.

O projeto possui subprojetos que atuam em quatro segmentos diferentes, os quais pretendem possibilitar aos educadores e aos educandos das Escolas Itinerantes o acesso a um conjunto de conhecimentos vinculados à Ciência, Tecnologia, Artes e Educação Ambiental. Esses subprojetos são: Comunicação e interação – o ensino e uso da Língua Escrita na Escola Itinerante; Educação Ambiental na Escola Itinerante – amar a terra e preservar o futuro; Horta Agroecológica na Escola Itinerante – promovendo conhecimento e alimento saudável; e a Arte na prática pedagógica da Escola Itinerante – semeando e cultivando cidadania.

Programação

Pela manhã de hoje (18.07), o tema abordado foi “Complexos de estudos – elementos teóricos e práticos”, pelos professores Luiz Carlos de Freiras, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Roseli Salete Caldart, do Instituto Iterra. No período da tarde, os mesmos professores abordam o tema “A forma escolar – gestão, os núcleos Setoriais e o trabalho/trabalho socialmente necessário”.

No dia 19, o tema será “Socialização das Escolas sobre a experimentação dos complexos: avanços e Limites”. No período da tarde, “Planejamento de Ensino nas escolas Itinerantes” será abordado por Marlene Siebert Sapelli e Marcos Gehrke, professores da Unicentro.

Para o encerramento, “Planejamento de Ensino e encaminhamento de atualização dos inventários da realidade nas Escolas Itinerantes”, será a temática a cargo dos professores Marlene Siebert Sapelli e Marcos Gehrke. À tarde, o professor Valter Leite, do Setor de Educação do MST/Curitiba, encerra as atividades do encontro, trabalhando o tema “Planejamento da formação local nos coletivos pedagógicos por escola”.