Unioeste participa de ação ambiental com várias empresas e piscicultores

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Tractebel Energia e o Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (INEO), desenvolvem desde 2012 o projeto: “Tecnologia para a formação de bancos de germoplasma e produção de peixes nativos para estocagem no rio Iguaçu”, voltado para a tecnologia reprodutiva e de produção de peixes endêmicos do rio Iguaçu. Estas tecnologias são aplicadas na formação de bancos genéticos e para a criação dessas espécies, seja para a produção de peixes para a alimentação humana ou para a recuperação de populações naturais que sofreram algum tipo de impacto.

De acordo com o professor Robie Allan Bombardelli, este projeto já desenvolveu alguns protocolos reprodutivos e de produção de peixes, dos quais, os primeiros frutos serão colhidos esta semana por meio da soltura destes nas regiões de abrangência dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório. A reprodução dos peixes e a produção das larvas das espécies Rhamdia voulezi e Rhamdia braneri foram realizadas no Instituto de Pesquisa em Aquiculura Ambiental da Unioeste, Campus de Toledo e o crescimento dos animais até o estágio juvenil foi realizada em propriedades rurais parceiras do projeto, localizadas no município de Rio Bonito do Iguaçu. As atividades de soltura dos peixes serão realizadas em dois momentos:

Usina Hidrelétrica de Salto Santiago (dia 06/06)

13:30  - Lançamento do Projeto de Recuperação de Nascentes (Comunidade Juriti), 16:00 - Reativação do Horto Florestal Municipal

16:30 - Soltura de Peixes no Reservatório da UHE Salto Santiago (Prainha Municipal) e orientações sobre o Mexilhão Dourado.

Usina Hidrelétrica de Salto Osório (dia 07/06)

9:00 - Soltura de Peixes na Região da Balsa de Sulina - Parceria entre a Tractebel Energia e a Associação dos Pescadores de Sulina (APAS) e Polícia Militar. Será realizada também atividades de orientação quanto ao Mexilhão Dourado.