Unioeste e Prefeitura ministram oficinas para professores

Nesta quarta-feira (28/09) aconteceu mais uma etapa do projeto de Formação Continuada, uma parceria entre a Prefeitura e o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Durante a manhã e a tarde, foram realizadas na Instituição e em algumas escolas da cidade, oficinas temáticas para professores da rede municipal.

Rosalvo Schutz , diretor do Centro de Ciências Humanas e Socais - CCHS e coordenador do projeto, conta que por serem aproximadamente mil professores municipais, as oficinas estão sendo oferecidas em dias diferentes para três microrregiões. “A cada turno acontece uma oficina. De modo que cada professora poderá participar de duas oficinas, escolhidas por ele”, observou.

O objetivo do evento é contribuir para fornecer subsídios para a re-elaboração do currículo da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que acontecerá a partir de novembro desse ano. As oficinas pretendem tematizar questões importantes de uma forma dinâmica e não convencional. Além disso, a atividade também pretende fortalecer os vínculos da Universidade com a comunidade, de modo especial com a Secretaria de Educação de Toledo. O próximo encontro acontece no dia 11 de setembro.

Mariza Manesco Cardoso, pedagoga que trabalha na Secretaria Municipal de Educação (SMED), participou da oficina Contribuições da Filosofia para a leitura e escrita na escola. Ela conta, que por meio dos estudos desta matéria é possível aprender a meditar e compreender melhor as outras pessoas. ”Gostei muito, pois nos faz refletir e levar essa filosofia para a criança, e assim, fazê-la pensar e não receber tudo pronto”, acredita Mariza.