Alunos participam do Curso Básico de Programação

Os alunos do ensino médio e técnico das escolas públicas da região de Cascavel, participantes do Projeto “Ensino de Programação a alunos de Ensino Médio e Técnico”, coordenado por Clodis Boscarioli, professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, participaram no sábado (29) da aula inaugural do curso, ofertado pelo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação).

No primeiro dia de aula, os alunos selecionados tiveram uma breve introdução sobre o que é o projeto e seus objetivos. Além disso, foi exposto o que é a área de Computação e seus diferentes cursos. A partir de então, já tiveram aula teórica, ministrada pelos acadêmicos da graduação que fazem parte do PETComp.

O projeto tem como objetivo apresentar aos alunos os conceitos básicos de programação de sistemas computacionais, além de ensinar a resolver problemas de lógica computacional. “O objetivo é capacitar esses jovens a resolver tarefas básicas de programação, de modo que possibilite aos alunos um contato inicial com o crescente mercado tecnológico. Outra intenção é divulgar o curso de Ciência da Computação e apresentar as oportunidades que ele proporciona, considerando o fato de incentivá-los na escolha da área como profissão”, afirma o professor.

Segundo Boscarioli, o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação tem aumentado muito nos últimos anos. Contudo, segundo ele, a quantidade de profissionais qualificados na área não tem sido suficiente para preencher as vagas disponíveis.

Dados apresentados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) informam que em 2014, o Brasil precisará de 78 mil novos profissionais formados em tecnologia da informação, porém apenas 33 mil estão qualificados para ocuparem as vagas. “Tendo em vista estes cenários, o projeto consiste em apresentar aos alunos no Ensino Médio e Técnico alguns conteúdos, considerados de base, que são vistos no curso de Ciência da Computação da Unioeste, apresentando o curso a partir de Algoritmos, buscando despertar-lhes o interesse de ingresso e na área de Tecnologia da Informação”, esclarece o professor Clodis.

A seleção dos alunos foi feita a partir de um formulário online preenchido pelos interessados. Os alunos responderam desde questões básicas de escolaridade até questões discursivas sobre a motivação em realizar o curso, o fator motivacional um dos determinantes na seleção. Outra questão, segundo Boscarioli, foi a escolaridade dos alunos, por exemplo, aos alunos do 3º ano, pelo fato de estarem mais próximos do vestibular. Ao todo, foram 209 alunos inscritos para 40 vagas, com a faixa etária média entre 14 a 17 anos.

As aulas serão ministradas pelos 12 alunos de Ciência da Computação, bolsistas do PETComp, sob a supervisão do professor Clodis, que é o tutor do Programa. Para o acadêmico Mateus Felipe Teixeira, do 4º ano, a expectativa para o programa é de atrair alunos que estejam mais preparados e cientes do que é o curso. “Queremos trazer mais pessoas para o acurso da Universidade, mas pessoas preparadas para o ingresso”, conta.

Em relação à experiência dos acadêmicos, a expectativa é muito positiva. “O projeto vem ao encontro da formação dos acadêmicos com a consolidação de conhecimento ao preparar e ministrar os conteúdos, colocando-os também, em contato com questões relativas ao ensino de computação”, finaliza Boscarioli.