Professor do Chile ministra palestra sobre Estatística espacial

Nesta quarta-feira (16.10) o professor doutor, Victor Leiva, da Universidade de Valparaíso do Chile estará presente no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para apresentar o tema “Processos biológicos de estabilização de dejetos da bovinocultura de corte: qualidade do adubo orgânico produzido”.

A palestra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri), será realizada às 15 horas, no auditório 3  do Campus de Cascavel.

O assunto abordado pelo professor trata da aplicabilidade de modelos baseados na distribuição Birnbaum-Saunders (BS) e áreas atingidas, bem como uma metodologia baseada em uma nova parametrização da distribuição BS.

Segundo o professor esta nova metodologia permite que os dados sejam analisados ​​em escala original e com uma variância não constante para ser modelada. “Propomos vários tipos de resíduos para esses modelos para realizar um estudo de simulação e para avaliar o seu desempenho. Além disso, desenvolvemos métodos de influência local sob diferentes esquemas de perturbação”, explica.

O professor ainda esclare que os resultados obtidos são ilustrados a partir de dados reais, o que mostra a “relevância, a flexibilidade e a potencialidade da metodologia proposta”, afirma ele.

O palestrante

Victor Leiva é doutor em Ciências Matemáticas (major em Estatística e Investigação Operacional), pela Universidade de Granada, na Espanha (1999). É também pós-doutor pela Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá (2006).

É estatístico da Universidade Católica de Valparaíso, do Chile (1990). Teve cerca de 70 artigos publicados em revistas estatísticas indexadas e sete livros escritos, além de mais três que segundo ainda estão sendo escritos.