Unioeste recebe técnicos do MEC para credenciamento da EAD

Nesta semana uma comissão de avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) está realizando uma visita para o credenciamento de Instituição de Ensino Superior (IES) para a oferta de Educação a Distância (EAD) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).  A equipe composta pelo pelos professores Tânia Moura da Silva, Jael Glauce da Fonseca e Paulo Cesar Pontes Fraga esteve presente nos dias 03 e 04 para analisar e certificar a estrutura e o trabalho realizado na instituição.

A Universidade possui projetos de EAD em andamento que já receberam a sinalização do MEC para o credenciamento e que estão em fase de implantação. Um deles é o Projeto Piloto de Educação para o Sistema Prisional e- SIPRIS que atende Unidades Prisionais do Estado do Paraná, e a Unidade Prisional de Segurança máxima de Catanduvas (caso haja a parceria) com aderência aos princípios da Rede e- TEC Brasil e atendimento as diversidades regionais e idiossincrasias do atendimento penitenciário e autonomia institucional da gestão educativa da Unioeste. Esse projeto visa atender aos sentenciados e prepará-los em nível técnico para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas, proporcionando sua completa inserção na sociedade e serão certificados pela Unioeste. Além desses há projetos para atender os portadores de deficiência auditiva, educação no campo e também para a educação indígena.

Segundo a coordenadora da EAD na Unioeste, professora Beatriz Helena Dal Molin, a presença do MEC na instituição é fundamental para o credenciamento, pois contata-se então a possibilidade do pleno funcionamento da Educação à Distância na Universidade. “É importante pois a Universidade pode ampliar o seu raio de abrangência e atender mais pessoas que não teriam acesso à educação”, acrescenta. Ela enfatiza também que o empenho do diretor do campus, professor Alexandre Almeida Webber e sua equipe foi essencial para a infraestrutura e também da Pró- Reitoria de Graduação no trabalho documental.