Emenda de Senador fortalece Universidades Estaduais

Emenda do Senador Inácio Arruda propõe estratégias para elevar a taxa de matrículas na educação superior por meio do fortalecimento às Universidades Estaduais e Municipais, estimulando a expansão e reestruturação das instituições cujo ensino seja gratuito, por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal. O Plano Nacional de Educação (PNE) segue tramitando no Senado Federal, agora na Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Educação, Esporte e Cultura.

O objetivo é aliviar a demanda do estado, procurando que o Governo Federal inclua recursos no orçamento da União destinados às universidades. Segundo o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Carlos Alberto Piacenti, a Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) vem trabalhando com o intuito de criar força para sejam repassados valores direcionados para ampliar a qualidade de ensino, pesquisa e extensão, melhorias e novas implementações.

A maioria dessas instituições está localizada no interior de 22 estados da Federação, sendo responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridas. O Senador Inácio Arruda que também é vice-presidente da Frente Parlamentar mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, diz que e essas instituições de ensino são hoje responsáveis por mais de 40% das matrículas no ensino superior público e estão presentes em quase todos os estados da Federação. “ Essa ampliação pode contribuir para o cumprimento das metas do PNE, especialmente na expansão das vagas, aumento da inclusão educacional de jovens vindos do ensino público e contribuição para formação de professores do ensino básico e médio”, justificou.
O segmento educacional de instituições superiores, com base na publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgado Abruem, cresceu o número de matrículas no sistema estadual/municipal em 31 anos (1980 a 2011) e chegou a 321,83%. No mesmo período, a evolução do número de concluintes nas estaduais/municipais alcançou a marca de 192,96% (saltou de 36,5 mil para 107,2 mil).