Intercâmbio Unioeste e Universidade de Moçambique

Ainda em 2012, o Programa de Pós-graduação, Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras iniciou a cooperação internacional com a Universidade Pedagógica Sagrada Família de Moçambique ao inserir em seu quadro discente o professor daquela Instituição Universidade Ilidio Macaringue.

Agora, depois de assinado o termo de cooperação entre essas duas universidades, inicia-se mais uma etapa de cooperação internacional universitária, o docente do já referido programa de pós-graduação e do Centro de Educação e Letras, Fernando José Martins, está em Maxixe, cidade da Província de Inhanbane de Moçambique na África, onde participará como docente do Mestrado em Administração e Gestão Escolar.

Na ocasião, a Unioeste, por meio de sua Editora Universitária, dirigida pela professora Aparecida Feola Sella, também ofereceu a doação de livros publicados pela Edunioeste para a Universidade moçambicana. No ato de entrega dos livros, estiveram presentes o diretor da universidade africana, professor. Drº. Ezio Lorenzo Bono, a diretora adjunta, professora. Drª. Crisalita Djeco Funes, bem como o chefe da Biblioteca Venancio Fabiao Chauque, e os responsáveis pela Editora da Universidade Pedagógica Sagrada Familia, Jofredino Lucas Faife e Gregorio Zacarias.

A perspectiva é de que, com esta aproximação, seja possível a realização de um projeto de cooperação a ser apresentado à Capes, na chamada Pró-Mobilidade Internacional Capes-Aulp, na qual, pretende-se obter financiamento para ações de intercâmbio de pesquisa, docente, discente.