Mestrado Profissional em Letras realiza Aula Inaugural

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para professores licenciados que lecionam no ensino fundamental da rede pública, teve sua Aula Inaugural realizada hoje pela manhã (16.08), no auditório do Campus de Cascavel.

Durante a Aula Inaugural a palestra “Pesquisa e Ensino na Educação Escolar” foi ministrada pela pró-reitora de Graduação, professora doutora Liliam Faria Porto Borges.

Segundo a coordenadora do Programa, professora doutora Greice da Silva Castela, o Profletras tem como objetivo melhorar a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa e melhorar a qualidade da Educação Básica.

“O programa, voltado para a reflexão da realidade na educação básica, visa desenvolver propostas para a melhoria e resoluções dos problemas enfrentados em sala de aula”, relata a coordenadora, explicando ainda que as atividades desenvolvidas durante o Programa serão aplicadas e baseadas na realidade dos professores dentro da sala de aula.

O Mestrado

O Programa, recomendado com nota quatro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de 39 instituições de ensino superior públicas e a coordenação nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Profletras oferece 20 vagas para professores que pertencem à rede pública e que estão lecionando língua portuguesa no ensino fundamental (1º ao 9º ano) no ano em que realizam o exame de seleção para ingresso no Programa.

De acordo com a professora de língua portuguesa dos Colégios Jardim Europa e Jardim Maracanã, aluna do Mestrado, Eliete Aparecida Borges, uma vez envolvido no processo educacional, é papel do professor buscar constantemente o aprendizado. “Todos devem dedicar seu tempo ao enfrentamento das situações educacionais atuais e as que surgirão, estando ao menos munidos de informação para lidar com tais situações”, afirma. Eliete relata que mesmo tendo feito diversos cursos de capacitação ainda havia a necessidade de dedicação aos estudos adicionais, suprida a partir do ingresso no Mestrado Profissional.

Esteve presente na ocasião a professora doutora, Aparecida Feola Sella; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio Cezar Sampaio; diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), professora Elenita Conegero Pastor Manchope; o chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, professor Vander Piaia; além de assessores da Unioeste e dos alunos do mestrado.