Abertas inscrições do curso para Conselheiros Tutelares Avançados

Estão abertas inscrições para o nível avançado do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O prazo para se inscrever é até dia 5 de Julho, pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou telefone: (45) 33797112.

O curso iniciou em fevereiro deste ano com a modalidade Conselho Tutelar Inicial e posteriormente com a modalidade Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Inicial, para 75 municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná, compreendidos na área de abrangência da Unioeste.

Desde o ano de 2004, as universidades públicas paranaenses, por meio de projetos de extensão universitária, têm sido protagonistas na gestão e execução do programa de formação continuada de conselheiros, financiado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Este Projeto, de Formação Continuada, tem o objetivo, com a capacitação, melhorar a qualidade dos serviços prestados às famílias, crianças e adolescentes paranaenses. Além de capacitar em níveis diferenciados Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos.

O Programa de Apoio à Política de Proteção à Criança e ao Adolescente (PAPPCA/CCSA/Unioeste) é o responsável por esse projeto que está sob a coordenação pedagógica inicial da professora Dra. Zelimar Soares Bidarra e atualmente, da professora Dra. Eugênia Aparecida Cesconeto, e a coordenação administrativa está sob a responsabilidade da técnica Carmen Lúcia Bordiguini Bordin.

Como parte integrante da carga horário total do curso, ocorrem os Encontros Microrregionais, tendo como base discutir a intersetorialidade das políticas e a constituição da rede de atendimento, além de propiciar a integração entre os conselheiros tutelares e de direitos, com os representantes da rede de serviços a criança e ao adolescente.

O curso de capacitação está estruturado em polos nas cidades de Ampére, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo. A estratégia foi utilizar a regionalização e organização a partir dos Escritórios Regionais da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.