Simpósio discute ditaduras e democracias

O Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais, o Grupo de Pesquisa e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizam entre os dias 20 e 22 de agosto o 4º Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Ditaduras e Democracias.

A linha de pesquisa Estado e Poder tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas à vasta problemática que envolve as relações de poder e a configuração do Estado em sua dimensão ampliada, e aprofundar esta discussão no que se refere aos termos “ditadura” e “democracia”, seja por meio do debate teórico, seja pela análise de experiências históricas.

“O tema central do 4º Simpósio tem como proposta principal promover a discussão sobre ditaduras e democracias, propiciando tanto a apresentação de reflexões de caráter teórico como a apresentação de estudos empíricos”, observam os coordenadores do evento.

Do evento, participarão professores ligados à linha de pesquisa representando diversas universidades do País, como as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFGRS), de Santa Catarina (UFSC), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPEL), Fluminense (UFF), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Além das conferências, mesas redondas e das sessões de comunicações acadêmicas, no primeiro dia do evento, haverá depoimentos de ex-militantes da época da ditadura no Brasil, como Aluízio Ferreira Palmar (ex-militante do PCB, Dissidência Comunista do RJ, MR-8 e VPR) e Alberto Fávero (ex-militante Var-Palmares).

As inscrições de trabalhos a serem apresentados poderão ser feitas até o dia 2 de agosto e para ouvintes, o período de inscrição é de 5 a 12 de agosto. Para graduando a taxa de inscrição é de R$ 10,00 e R$ 20,00 as demais inscrições. As fichas de inscrições estão disponíveis no site www.historiaepoder.net,  pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou ainda, pelo telefone (45) 3284-7900.

Programação

Pela manhã, a conferência de abertura, terça-feira (20.08), traz a temática “Contrarrevolução, ditadura e democracia no Brasil”, apresentada pelo professor doutor Renato Lemos (UFRJ). Em seguida, o professor doutor Enrique Serra Padrós (UFRGS) abordará o tema “Ditaduras e Terror de Estado no Cone Sul”. No período da noite, “A Ditadura no Oeste do Paraná” será o tema apresentado pela professora doutora Carla Luciana Silva (Unioeste). Logo após, os ex-militantes Aluízio Palmar e Alberto Fávero, relatarão experiências vividas no período da ditadura brasileira.

Na quarta-feira (21.08), o evento inicia com mesa redonda abordando o tema “Ditadura, democracia e a questão agrária”, com os professores doutores Regina Bruno (UFRRJ) e Paulo Zarth (UFSC). O próximo tema trabalhado será “A democracia em processo”, com os professores doutores Gilberto Calil (Unioeste), José Alfonso Klein (Unioeste) e Claudia Monteiro (Unioeste). A partir das 19 horas, o professor doutor Demian Bezerra de Melo (UFRJ) apresentará a conferência sobre “A Historiografia do Golpe e da Ditadura”. Às 20h30 a conferência “Transição e Democracia” será apresentada pelo professor doutor David Maciel (UFG).

Na quinta-feira (22.08), a conferência “Democracia e luta de classes no Chile de Salvador Allende”, com o professor doutor Mário Maestri (UPF), dá início à programação do último dia do evento. Em seguida, a mesa redonda “A democracia em questão” será composta pelos professores doutores Danilo Martuscelli (UFFS), Clarice Speranza (UFPEL) e Geraldo Magela (Unioeste). Para o encerramento está programada a conferência “Capitalismo, luta de classes e democracia no Brasil Contemporâneo”, com a professora doutora Virgínia Fontes (UFF/FIOCRUZ).