Projeto Rondon desenvolve atividades no Pará

A equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está desde o início do mês participando do Projeto Rondon - Operação Forte do Presépio, no município de Augusto Corrêa, no Pará, onde desenvolve atividades na área da saúde, tecnologia e produção, meio ambiente e comunicação junto à comunidade daquele município. A equipe permanece no município até o próximo dia 22.

Segundo Mauro Cury, um dos professores que acompanha a equipe, eles foram muito bem recebidos pela prefeita, Romana Reis e sua equipe de secretários e diretores. Ela apresentou o município e as principais dificuldades que enfrentam. Augusto Corrêa, que é o terceiro município do Estado com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e tem sua economia voltada para a agricultura da mandioca e feijão e, na pesca, com a extração do caranguejo, camarão e de ostras.

Há também uma expressiva atividade relacionada ao aproveitamento do açaí e da apicultura. A paisagem local é predominante de manguezais e áreas alagadas com grande concentração de palmeiras como: açaizeiros, coco da baía, buritis e babaçus. São relevantes as áreas naturais com forte potencial turístico como nascentes, igarapés, praias e manguezais.

Atividades trabalhadas

Diversas oficinas são promovidas pela equipe da Unioeste, entre elas a Oficina de Cidades Educadoras, que contou com a participação de lideranças locais, inclusive da prefeita Romana, a qual pretende desenvolver esta metodologia e transformar Augusto Corrêa em uma "Cidade Educadora".

Outra atividade foi o repasse da Metodologia do Inventário Turístico (Invtur) do Ministério de Turismo, para a diretora de Turismo, Márcia Tatiane Jesus Santos, para o turismólogo Gilberto Amaral Dias Neto e mais cinco acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança. O pedido havia sido feito pela prefeita Romana Reis, quando da viagem precursora realizada pelo coordenador da equipe de rondonistas, Armin Feiden, professor de Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste.

Oficinas de sensibilização também estão sendo promovidas para empresários e gestores da comunidade local, além da equipe da Unioeste ter implantado uma Web Rádio e criado sites e Blogs para as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Comércio e Turismo.

As oficinas de Resíduos Sólidos e Programas pelos Ministérios foram trabalhadas pelos acadêmicos, bem como a de Programas dos Ministérios que, ministrada pelo professor Armin, reuniu a comunidade, secretários e gestores locais, entre outros participantes.

Foram desenvolvidas ainda as oficinas de Elaboração de Geleias e Compotas, de Segurança Alimentar e de Geografia e Territorialidades, destinada aos alunos do cursinho popular do município. Foi realizada visita ao Distrito de Araí e aplicação de sensibilização aos beneficiadores do caranguejo e a coleta de informações de localização GPS.

Também uma viagem de reconhecimento às áreas naturais e de interesse turístico do município foi feita pela equipe da Unioeste e da Unifenas, acompanhada pela diretora de Turismo do município, entre outras pessoas. Esta viagem técnica passou pela Ilha da Felipa, um santuário ecológico de ninhais de guarás, garças brancas e azuis, patos mergulhão, taiquiris e urutaís outros, com paradas nas localidades de Croa de Lombo do Muruci e Praia do Camarauaçu.