NOTA OFICIAL: Questionamentos sobre realização de pesquisa de Inteligência Artificial

Em resposta aos questionamentos levantados sobre a realização de pesquisa de Inteligência Artificial (IA), realizada pela docente desta instituição, professora Huei Diana Lee, do Campus de Foz do Iguaçu, informamos que conforme pesquisa on line ficou constatado que foram publicadas diversas reportagens a cerca dos resultados da pesquisa em periódicos como a Gazeta do Povo e portais da Fundação Araucária, SETI e Unioeste, onde consta o seu nome. Além deles, encontramos registros nos sites: (www.sbc.org.br) e (www.ceia.labic.imc.usp.br).

Também verificamos os registros da pesquisa junto a Universidade de São Paulo (USP), que enviou ofício com o seguinte relato:

“Em resposta a Vossa Senhoria quanto à solicitação de informações do estudo realizado sobre o Mapeamento da Comunidade de Inteligência Artificial (IA) no Brasil, declaro que esse trabalho sério teve início, sob minha coordenação na Comissão Especial de Inteligência Artificial (CEIA) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como coordenadora da CEIA na gestão 2006/2008, no início de 2008 foi feito um Mapeamento de Comunidade de IA no Brasil por meio de um levantamento realizado com base no questionário do survey (disponível até hoje na página da CEIA, link IA no Brasil, e que pode ser acessado via http://ceia.labic.icmc.usp.br/survey). Destaco que esse mapeamento foi amplamente divulgado para a comunidade envolvida com Inteligência Artificial a saber: Comissão especial de Inteligência Artificial (CEIA); Comissão Especial de Redes Neurais (CERN) e a de Processamento de Linguagem Natural (CEPLN). Utilizando os endereços do CVs Lattes dos pesquisadores que responderam o questionário foi feito um levantamento/mapeamento complementar dos pesquisadores de IA utilizado a ferramenta ScripLattes desenvolvida no IME-USP. Esse mapeamento vem sofrendo atualizações periódicas decorrentes ao aspecto de variação quanto às produções acadêmicas e orientações relacionadas aos pesquisadores. O mapeamento atualizado pode ser encontrado na página web da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação (http://comissões.sbc.org.br/ce-ia)”. Atenciosamente. São Carlos, 27 de maio de 2013.

Professora Doutora Solange Oliveira Rezende

Departamento de Ciências de Computação - ICMC

Universidade de São Paulo

Esclarecido o fato de que a SBC realizou e coordenou a referida pesquisa, onde afirma oficialmente à participação da professora Huei, e o seu reconhecimento pela comunidade cientifica, entendemos que os questionamentos realizados diretamente ao órgão foi direcionada a uma questão que não era pertinente ao fato divulgando pela impressa, deixando claro o caráter tendencioso que algum membro na Direção Geral do Campus de Foz do Iguaçu, na ânsia de desqualificar tal trabalho, acabou por afetar todo o corpo de pesquisadores desta Universidade.

Com os fatos expostos, a Administração Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vem publicamente lamentar tal atitude, que por motivos desconhecidos deixa de lado a ética profissional e tenta denegrir com inverdades o corpo docente desta instituição, da qual fazem parte, com objetivo claro de desqualificar um trabalho reconhecido pela comunidade científica nacional. Somos obrigados a emitir esta nota para restabelecer a verdade, uma vez que trabalhamos em uma Instituição de Ensino Superior que prima pela ética, reconhecimento dos trabalhos de pesquisas, bom senso e pela verdade.