Inscrições ao Concurso Logotipo Pibid encerram na próxima semana

Estão abertas até o dia 9 de maio as inscrições para o Concurso de Criação do Logotipo Oficial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O concurso, aberto ao público em geral, visa escolher um logotipo para o Pibid, a ser usado em todos os materiais que identifiquem o programa, tais como painéis de congressos, canecas, camisetas, cartazes, site do Pibid, entre outros. A participação poderá ser individual ou em grupo e o participante poderá inscrever, no máximo, duas propostas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio dos protocolos da Unioeste, remetendo à Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Unioeste, com sede na Reitoria, ou enviadas por meio dos Correios para a Coordenação Institucional do Pibid-Unioeste, Rua Universitária, 1619, Jardim Universitário Cascavel, Paraná, CEP 85819-110. A correspondência deve ser enviada com antecedência suficiente para que a documentação seja recebida até o dia 9 de maio (prazo limite das inscrições).

As propostas de logotipo inscritas deverão ser originais e inéditas, podendo ser produzidas em qualquer técnica, inclusive a mão livre, sem limitação de uso de recursos gráficos. Para inscrição é exigida a seguinte documentação: uma cópia impressa da versão colorida e da versão preta e branca, em uma mesma folha contendo também o mesmo título da arte expresso no termo de cessão dos direitos autorais; uma cópia em CD, DVD ou pen-drive das versões colorida e preta e branca; e o termo de cessão dos direitos autorais do logotipo, assinado e reconhecido em cartório.

O vencedor receberá certificado emitido pelo Pibid e o resultado do Concurso será publicado no dia 3 de junho no site www.unioeste.br/pibid. Mais informações e o regulamento completo do Concurso estão no edital publicado no site www.unioeste.br/pibid.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Educação (MEC), criado com o objetivo de incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de bolsas para: estudantes da licenciatura (bolsistas de iniciação), professores das redes públicas (supervisores) e professores da universidade (coordenadores de área, coordenador institucional e de gestão).

O Programa também prevê recursos para custeio dos projetos, ao mesmo tempo em que busca apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas.

Atualmente, na Unioeste, são vinte os cursos de licenciaturas nos cinco campi que possuem subprojetos Pibid: Filosofia, Ciências Social e Química, no Campus de Toledo; Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras/Espanhol, Letras/Língua Portuguesa, Letras/Inglês e Enfermagem, no Campus de Cascavel; Geografia, História, Educação Física, Letras/Língua Portuguesa e Letras/Inglês, no Campus de Marechal Cândido Rondon; Matemática, Pedagogia e Letras/Inglês no Campus de Foz do Iguaçu e Geografia e Pedagogia no Campus de Francisco Beltrão.

O Pibid é estruturado por subprojetos. Cada subprojeto possui um número diferenciado de bolsistas. Em números gerais são 30 coordenadores de área (docentes da Unioeste), 57 professores supervisores (professores da escola básica pública) e 342 bolsistas de iniciação à docência (estudantes das licenciaturas).