Pesquisador português ministra aulas na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a visita, entre os dias 3 a 8 passados, do professor doutor Bruno Sarmento, do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) da Universidade do Porto, Portugal.

Durante a visita, o professor Bruno ministrou minicurso para inscritos no 5º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul (Cosimp), com quatro horas de duração, e outro com 16 horas de duração para os mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas da Unioeste (PCF-Unioeste), e para convidados da Indústria Farmacêutica Prati Donaduzzi (Toledo-PR), docentes do curso de Farmácia da Unioeste e alunos de graduação em Farmácia. Ambos os cursos versaram sobre o tema de especialidade do docente convidado: Bionanotecnologia Aplicada as Ciências Farmacêuticas.

O professor Bruno Sarmento possui grande experiência na área, tanto em pesquisa quanto como conferencista do tema. Já ministrou palestras em países como Argentina, Austrália, França, México e outros, e publicou mais de 30 artigos sobre o tema.

Esta é sua oitava visita ao Brasil, que ele vem visitando com frequência graças a parcerias com Universidades como UEM e UFPE. Durante a visita, foi discutida a celebração de convênio entre a Unioeste, em especial com o curso de graduação em Farmácia e com o Mestrado em Ciências Farmacêuticas, visando estabelecer parcerias de estudos e pesquisas com foco principal em Nanotecnologia Farmacêutica e de Alimentos. Pretende-se que esta parceria seja o ponto de partida para a nucleação das pesquisas aplicadas nestas áreas.

A coordenação do PCF-Unioeste agradece imensamente a colaboração e a disposição do professor Bruno Sarmento, e também aos professores doutores Osvaldo Albuquerque Cavalcanti (UEM) e Luciana Oliveira de Farina (Unioeste), por terem articulado e viabilizado a visita à Instituição.