Lançado primeiro Comitê Gestor Local no Paraná

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) lançou na última semana (27.08), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Comitê Gestor Local, um projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com as instituições estaduais do Paraná.

Esta é uma das ações da Câmara Temática do Interior, projeto desenvolvido por Mario Luiz Soares e Sergio Luís Peres, da Unioeste, e Marcio Fernandes e Francismar Formentão, da Unicentro. “Nosso objetivo é buscar ações locais de fortalecimento da municipalidade, o resgate da cidadania e o fortalecimento da identidade regional”, afirmou um dos coordenadores da Câmara Temática, Mario Luiz Soares.

Do evento, participaram a reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, a pró-reitora de Extensão também da UEL, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, a diretora da UEL, professora Rosangela Marques Busto, o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci, a secretária municipal das Políticas para Mulheres, Sonia Medeiros, diretor da Fundação do Esporte, Angelo Deliberador, além de vereadores e outras autoridades locais. Na ocasião, foi realizada palestra sobre a preparação da Copa no Paraná, pelo secretário estadual Mario Cunha, e em seguida participaram de uma reunião deliberativa para a escolha dos membros do Comitê Gestor.

O Comitê é composto por vários núcleos, os quais serão coordenados por voluntários. Estes contemplam diversas áreas como: saúde, turismo, segurança, tecnologia, esporte, comércio, entre outros, a fim de fomentar o turismo local preparando os munícipes e o comércio.

Soares destaca que o principal objetivo dos comitês é auxiliar as comissões municipais da Copa a atrair uma seleção para ambientação e também turistas específicos para as cidades, porém a efetividade do projeto não está apenas em levar uma seleção para o município interiorano. “Nós não vamos avaliar a efetividade da Câmara Temática por trazer ou não uma seleção. A efetividade está na capacidade de fazer que esses núcleos têm de trazer projetos que possam melhorar a vida do munícipe”.

Nos próximos dias será instituído o segundo Comitê Gestor Local do estado, no município de Francisco Beltrão, na Unioeste. Posteriormente a proposta será levada a Ponta Grossa, a Guarapuava e a Jacarezinho.