Culinária Italiana será o prato da Chiacchierata

Para falar sobre as características regionais da comida italiana, hábitos alimentares e práticos típicos do País da pizza e da massa é que o cozinheiro italiano Angelo Pisaniello, de Firenze na Toscana e a professora Jane Mary Turcatel Alves, apresentarão nesta terça-feira, dia 3 de setembro, o tema “Un assaggio della cucina italiana” (Uma degustação da cozinha Italiana).

O tema será abordado no próximo “bate-papo” em italiano, promovido pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e o curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a ser realizada no miniauditório do Campus de Cascavel, das 19h30 às 20h30. .

A Chiacchierata Italiana contará com palestra sobre a culinária italiana, bem como uma demonstração de como elaborar dois pratos típicos, o Tiramisu e a Bruschetta. Os pratos serão feitos na hora e, além de passar receitas, o cozinheiro italiano dará dicas sobre a preparação dos mesmos. O encontro também contará com depoimento da professora aposentada, Jane Mary Turcatel Alves, que possui cidadania italiana e viajou algumas vezes ao País de origem dos seus avós.

No decorrer da Chiacchierata, Jane, que possui curso de língua italiana pelo Centro de Cultura Italiana, irá relatar um pouco sobre sua experiência com a comida italiana durante suas três visitas a Itália. A primeira delas em 1996, como turista, e a segunda vez, em 2004 por ocasião de um seminário presencial quando cursou o Master Itals em didática da língua e cultura italianas para estrangeiros, dirigido a formadores de docentes de italiano na América do Sul, organizado pela Universidade Ca' Foscari de Veneza.

Já em sua terceira viagem em 2010, esteve em Roma por 3 meses, para acompanhar o nascimento de sua neta Aurora. Apesar de ter tido muito contato com a culinária da Itália, a professora ressalta que as delícias italianas reservam inúmeros segredos, muitas vezes passados apenas de pais para filhos.

Os interessados em participar devem possuir conhecimento razoável da língua italiana. As inscrições podem ser realizadas no dia, a partir das 19 horas, gratuitamente. Será fornecido certificado.

Para obter mais informações deve-se entrar em contato com o Ceca, pelo telefone (45) 3220-3163 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..