Central de Notícias

Unioeste lança Centro Regional de Referência para Capacitação

Na última semana na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi realizado o Seminário de Politicas Nacional sobre Drogas, dando abertura ao Centro Regional de Referência para Capacitação Permanente aos profissionais que atuam nas redes de Atenção integral a saúde e social aos Usuários de Drogas e seus Familiares (CRR/Unioeste). Em convênio com a Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Terezinha Alves Dias, o objetivo do Centro é de ofertar cursos de capacitação tendo como tema central “O Enfrentamento ao Crack e outras Drogas” aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral a saúde e de assistência social além de qualificar profissionais que atuam diretamente e indiretamente no enfrentamento ao crack e outras drogas; formar multiplicadores dos cursos oferecidos e fomentar pesquisas sobre a dependência de crack e outras drogas, bem como formas de tratamento.

A formação aos profissionais será oferecida por meio de cursos de atualização e aperfeiçoamento nos moldes presencial que serão ministrados em Cascavel, sede da Unioeste, mas para profissionais de todos municípios das regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. Os cursos serão coordenados pela equipe responsável pelo projeto de implantação, tendo os conteúdos ministrados por instrutores da área, profissionais vinculados a serviços acadêmicos e assistenciais recebendo aulas expositivas, dialogadas, seminários e visitas técnicas.

Terezinha explica que as vagas foram preenchidas por profissionais vinculados a rede SUS e SUAS e selecionados pelas regionais de saúde. O programa inicial do CRR, oferece quatro cursos, conforme plano da politica nacional sobre Enfrentamento ao Crack e outras drogas.

No dia 24  tiveram início dois cursos: Atualização sobre Intervenção Breve e Motivacional em crack e outras drogas, para agentes comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais e profissionais que atuam nos Consultórios de Rua e outro curso sobre Gerenciamento de Casos de Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas destinados aos profissionais das redes básicas SUS e SUAS.  Os cursos acontecem às sextas-feiras e sábados.

A previsão é que outros três cursos iniciem no dia 3 de agosto próximo, sendo mais um sobre Intervenção Breve e Motivacional em Crack e outras Drogas, para agentes comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais e profissionais que atuam nos Consultórios de Rua; Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras drogas para Médicos Atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e outro curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para profissionais atuantes em Hospitais Gerais.

O lançamento do Centro contou com a presença de representantes das regionais de Saúde da região Oeste, do reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, o diretor do  Campus de Cascavel Alexandre Weber, o delegado da Polícia Federal, Fábio Simões, docentes e profissionais dos serviços de atenção aos usuários de drogas da região, além dos 116 profissionais inscritos nos cursos nesta primeira etapa. Mais informações no e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.