Vice-ministra do Paraguai estreita relação com Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu nesta quarta-feira (29/05), a visita da Vice-ministra da Educação Superior do Paraguai, professora Hermelinda Alvarenga de Ortega. O objetivo do encontro foi tratar de planos para o desenvolvimento de ações entre a instituição e as universidades públicas do Paraguai.

O Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, pretende estreitar as relações de ensino, pesquisa e extensão e criar possibilidade de disseminação de conhecimento e formação de profissionais, possibilitando assim benefícios à população tanto do lado Brasileiro, quanto do lado do Paraguaio, com o intermédio do Ministério da Educação e Saúde do Paraguai, da Itaipu Binacional e do Governo do Estado do Paraná. A presença da vice-ministra estimula ainda mais a iniciativa e servirá de mediação para a proposta chegar até o presidente do Paraguai.

A vice-ministra veio acompanhada da diretora geral de Formação Docente, professora Lucy Bento de Varela e da diretora de Relações Interinstitucionais, Mirian de Gonzalez. Foram discutidas as medidas das ações, juntamente com o reitor Paulo Sérgio Wolff e o Vice-Reitor, professor Carlos Alberto Piacenti. A Unioeste apesentou os programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado nas áreas das Engenharias (Química, Elétrica, Agrícola, e Agronomia), em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, na área de Saúde (Odontologia e Biociência) e em Letras (Português/Espanhol), visando demonstrar os trabalhos realizados pela universidade e consolidar a cooperação técnico, científico e educacional e incentivando o aumento da produção intelectual.

Segundo a vice-ministra está sendo grande o trabalho realizado na Unioeste em nível de mestrado e doutorado e que investir na educação é muito importante. “Nos interessa muito aplicar e desenvolver esses projetos com as universidades do Paraguai e incentivando a formação de docentes em diferentes áreas. Como há proximidade entre os países, temos facilidade na comunicação e integração, podendo beneficiar na aplicação de conhecimento e formação” enfatiza.

Na parte da tarde a comitiva realizou uma visita ao campus da universidade para conhecer melhor a instituição. Se consolidado o acordo, pretende-se criar aditivos que possibilitem a aplicação desses projetos, como intercâmbios de docentes, pesquisadores e estudantes, atividades de pesquisas conjuntas, publicações científicas, entre outros.