Programa oferece bolsas para Alemanha, Hungria e Japão

Acadêmicos dos cinco campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que queiram realizar graduação sanduíche em universidades estrangeiras com bolsa, já podem se inscrever no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os novos editais, lançados nesta semana, abrem vagas para Alemanha, Hungria e Japão.

A inscrição, que deverá ser feita pelo candidato até o dia 8 de julho, estão disponíveis para os acadêmicos dos cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica, ciência da computação, enfermagem e matemática do Campus de Foz do Iguaçu; de geografia, agronomia e zootecnia do Campus de Marechal Cândido Rondon; de engenharia de pesca, engenharia química e química do Campus de Toledo.

Também podem se inscrever os alunos dos cursos de biologia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, engenharia agrícola, engenharia civil, ciência da computação, matemática, farmácia e medicina do Campus de Cascavel e de geografia e medicina do Campus de Francisco Beltrão.

Inscrição

O candidato deverá realizar sua inscrição na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras, no formulário online, correspondente à chamada pública de interesse. Deverá ainda anexar ao formulário eletrônico, nos campos específicos, os documentos exigidos por cada chamada.

Como requisito é exigido dos candidatos ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um dos cursos acima mencionados; ter integralizado pelo menos 20% do currículo do curso e no máximo 90%; ter realizado o teste do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e ter tirado nota superior a 600.

Comprovar proficiência em idioma estrangeiro – alemão (para a Hungria e Alemanha) ou inglês (Hungria e Japão) - também é exigido do candidato a bolsa.  Os acadêmicos que se inscreverem para Japão e Hungria e não tiverem comprovante de proficiência de língua inglesa poderão realizar o teste TOEFL-ITP gratuitamente. As inscrições para o teste serão feitas no site da Fulbright.

Além disso, pela primeira vez no Programa todos os editais contemplam a possibilidade de realizar um curso intensivo de língua estrangeira por até seis meses no país de destino, caso o acadêmico não obtenha a nota de proficiência exigida. Outras informações sobre os pré-requisitos de proficiência o candidato poderá obter acessando os editais no site do Programa Ciência sem Fronteiras.

Bolsa

Segundo Rafael Mattiello, responsável pelo Programa da Unioeste, o valor das bolsas e auxílios disponibilizados aos acadêmicos para a graduação sanduiche é de € 870 por mês, para a Alemanha e Hungria, e de ¥ 99.642 para o Japão. Há ainda auxílio seguro saúde, no valor de € 90 por mês e de ¥ 9480, respectivamente, além de auxílio instalação de € 1.320 e de ¥ 149.463, auxílio material didático de € 1.000 e de ¥ 78.870 e auxílio deslocamento com passagem de ida e volta até a cidade de destino.

Mattiello adianta também que caberá ao Programa Ciência sem Fronteiras julgar as candidaturas com inscrições homologadas e divulgar a relação dos candidatos aprovados, bem como escolher a instituição de ensino de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras que participam dos editais.

Mais informações sobre o Programa de mobilidade discente Ciência sem Fronteiras podem ser esclarecidas na Reitoria, com o responsável pelo Programa, Rafael Mattiello, pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 3220-5682.