Unioeste firma parceria com Universidade da Inglaterra

Foi realizado na última segunda-feira (01.07), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, o “Seminário de Pós-graduação: Entre o Local, o Nacional e o Global: Transformações contemporâneas nas políticas de Governança Educacional e Justiça Social”.

O Seminário teve por objetivo oferecer uma oportunidade de ampliar os horizontes teóricos e de intercâmbio de experiências aos educadores de Foz do Iguaçu, especialmente àqueles com interesse em pesquisa que estão realizando estudos de pós-graduação. Com isso, a Unioeste, por meio do Centro de Educação e Letras (CEL), pode firmar parceria de intercâmbio com a Universidade de Bristol, na Inglaterra, para acadêmicos de graduação e pós-graduação.

De acordo com um dos organizadores do evento, o diretor do Centro de Educação e Letras, Fernando José Martins, o encontro de pós-graduação, que envolve desde referências mundiais no debate educacional, e outras instituições e docentes da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, marca a consistência da internacionalização das atividades da Unioeste.

O debate mais intenso do encontro, foi o primeiro painel, onde os professores de Bristol, Susan Robertson e Roger Dale, falaram sobre as consequências e implicações para a democracia e a justiça social da privatização dos sistemas de ensino.

O professor Fernando ressalta, ainda, do que se trata a educação comparada. Segundo ele, esta é uma linha de estudo e pesquisa na qual se analisa as diferenças educacionais de lugares distintos, países e até mesmo de regiões, e busca alternativas para a resolução de problemas na área educacional.

O evento, que surgiu da parceria entre o Projeto Diálogos de Fronteira, Instituto Poloiguassu, Unioeste, Secretaria Municipal de Educação e a Itaipu Binacional, contou com a presença de profissionais renomados da área da Educação como: Jorge Anthonio e Silva (Unila), Luís Armando Gandin (UFRGS), Armindo Moreira (Unioeste), Paulino Motter (Universidade de Wisconsin – EUA), Susan Robertson e Roger Dale da Universidade de Bristol e da diretora administrativa do Campus de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra. O seminário contou, ainda, com um público de cerca de 200 pessoas.