Inovatec apresenta novas expectativas tecnológicas para o Paraná

O evento “Estratégias de Inovação para o Estado do Paraná” e a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec), foi um sucesso. Realizado em Cascavel, a feira reuniu todos os reitores das universidades paranaenses, promoveu as apresentações das incubadoras tecnológicas, estimulando a interação entre as instituições de ensino superior e a comunidade empresarial.

Para o Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sergio Wolf, o evento valorizou ainda mais a cidade de Cascavel, a Fundação para Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) e a Universidade. “O Inovatec agregou várias entidades, universidades e orgãos de pesquisa e fomento discutindo a inovação e desenvolvimento tecnológico, demonstrando a necessidade de se trabalhar em conjunto com o setor produtivo e acadêmico”, explica. Ele também enfatiza que deve-se valorizar o trabalho do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Alípio Santos Leal Neto e do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), professor Aldo Nelson Bona que estão conseguindo agregar as universidades públicas, facilitando a capacidade de captar recursos para pleno funcionamento e acrescentando para a população e região.

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as universidades e setor econômico, o Inovatec buscou demonstrar a importância social e incentivar as cooperativas de pesquisas, divulgação do conhecimento e disseminação da cultura de inovação.

O presidente da Apiesp, professor Aldo Nelson Bona agradeceu a presença de todos e afirma que foi um acréscimo para a ciência e tecnologia no estado do Paraná. “Ganhou-se muito nestes dois dias de discussões, um ímpeto a mais para a ciência e tecnologia e conhecemos melhor as entidades participantes” esclarece. Ele fala também que os reitores que participaram terão um outro olhar quanto às incubadoras tecnológicas. “Quero ressaltar também o grupo de incubadoras que trabalhou na parte da noite na resolução da minuta, onde queremos entregar ao governo para vincular ao avanço da lei” continua o professor. Para finalizar ele diz que os objetivos do evento foram plenamente atingidos e respondeu à todas as expectativas.