Parque Tecnológico Virtual será apresentado em Beltrão

Na próxima quinta-feira (04.07), o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, estará em Francisco Beltrão para o lançamento do sétimo Polo de Desenvolvimento do Sudoeste, que integra o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV), em parceria com o Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Participam do PTV empresas, universidades, instituições de pesquisa, centros de promoção de empreendedorismo, incubadoras e setores do governo envolvidos com o desenvolvimento tecnológico e inovação.

O objetivo é aproximar todos estes setores, que podem conhecer suas necessidades, oportunidades e gerar desenvolvimento e inovação para o Paraná, tudo isto em uma plataforma virtual que conecta diferentes ações de pesquisa por meio de um software.

A fórmula dos parques tecnológicos consiste em concentrar empresas que investem em inovação e tecnologia, universidades com intensa produção científica e empreendedores. Com isso, impulsionam a economia local, atraem mão de obra qualificada e ganham competitividade.

O PTV pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica em todo território paranaense. Será ancorado pelas universidades públicas estaduais que funcionarão como polos de desenvolvimento, coordenando as ações nas suas regiões de influência. A estrutura das instituições de ensino será potencializada, uma vez que não demandam contratação adicional de pessoal.

O evento será realizado na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), localizado à rua Peru 1301, Bairro Miniguaçu, em frente ao Parque de Exposições de Francisco Beltrão.