Encontro sobre tecnologia no Paraná teve início nesta tarde

Teve início hoje na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec), o encontro “Estratégias de Inovação para o Estado do Paraná”. Paralelamente foi realizada também o encontro dos reitores das universidades públicas do Paraná. O evento organizado pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), tem o objetivo de promover as apresentações das incubadoras para os reitores e promover debates e preposições entre as instituições no Estado, estimulando a Ciência e Tecnologia.

Segundo o professor Alípio Santos Leal Neto, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a importância do evento concentra-se em fixar a colaboração entre as partes, setor público, privado e universidade, buscando um crescimento significativo. “O objetivo é apresentar as incubadoras tecnológicas, demonstrando a situação atual e o que pode ser feito daqui pra frente, reunindo as capacidades e objetivando fortalecer os parques tecnológicos com novos empreendimentos. Cascavel foi escolhida entre os sete polos, como apoio para estas decisões”, finaliza o secretário.

A abertura do evento aconteceu nesta tarde com a presença de todos os reitores, do secretário da SETI, professor Alípio Santos Leal Neto, do coordenador geral da UFG Luiz Cézar Kawano, presidente da Fundação Araucária Paulo Roberto Brofman e o presidente da REPARTE Justino Fontenelle. A Conferência de abertura intitulada “Modelos de programas de fomento ao empreendedorismo e à inovação em Universidades” foi ministrada pelo editor responsável do Conselho Editorial da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadoras (ANPROTEC), Josealdo Tonholo.

A partir de amanhã tem início também a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades (Inovatec), que além de palestras expondo a importância do fomento à tecnologia, haverá um workshop tecnológico que abrange oito áreas diferentes.