Extensão apresenta equipe aos campi

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciou nesta semana uma série de visitas aos cinco campi para a apresentação da equipe de trabalho, dos projetos que estão sendo desenvolvidos, bem como dados gerais da Proex.

No Campus de Cascavel, o encontro com a direção de centros e a comissão de extensão serviu também para discutir a alteração das resoluções 064 e 065, de 2009, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A 064 “estabelece a constituição e as atribuições da Comissão de Extensão dos Centros da Unioeste”, enquanto a 065 trata das “normas e procedimento específicos para atividades de extensão da Unioeste”.

De acordo com Neide Medeiros, diretora de Apoio e Fomento à Extensão, os encontros servirão para “colher sugestões e fomentar a discussão em torno das Resoluções, bem como apresentar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão”, que tem como finalidade planejar, coordenar, acompanhar e avaliar todas as atividades referentes à extensão, cultura e cooperação técnico-científica.

Proex hoje

As atividades de extensão da Unioeste são desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço. Até março passado, os dados levantados pela Proex apontavam para a participação em suas atividades de 1.430 acadêmicos, entre graduados e pós-graduados, 615 docentes, 190 técnicos administrativos e 347 participantes da comunidade externa.

Também oferece 243 bolsas institucionais de extensão a acadêmicos de toda a Universidade, além da distribuição de atividades por modalidade somando 32 cursos, 15 eventos, 9 prestação de serviço, 30 programas e 198 projetos. A Proex atua ainda por meio de projetos em oito diferentes áreas, distribuídas da seguinte maneira: Educação, 113; Saúde, 73; Cultura, 22; Tecnologia e produção, 21; Trabalho, 19; Meio-Ambiente, 15; Comunicação 11; e Direitos Humanos e Justiça, 10.

Avanço

A equipe da Proex esteve recentemente no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), onde não havia, até então, uma comissão de extensão, apesar do grande número de projetos que são realizados pelos servidores do Hospital. “Estivemos lá mais com o objetivo de mostrar a Proex e reforçar o trabalho do servidor Emerson Cristófoli, agora representante da Pró-Reitoria junto ao HU. Foi uma experiência bem interessante”, avaliou a diretora Neide Medeiros.

Participaram do encontro no Campus de Cascavel, com diretores de centros e a comissão de extensão, o pró-reitor de Extensão, professor Gilmar Baumgartner; diretores, assessores e chefes de Divisão da Proex.