Campus de Toledo sedia Fórum de Licenciatura

Docentes e coordenadores do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram reunidos no 5º Fórum das Licenciaturas, realizado nos dias 23 e 24, para discutir e propor políticas e diretrizes para a formação de professores.

Promovido pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), o Fórum das Licenciaturas é um evento que ocorre anualmente e agrega todos os cursos de licenciatura da Unioeste, e tem como objetivo oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo e discussões em torno do tema “A Avaliação na Universidade – o processo ensino-aprendizagem em Foco”

O evento contou com conferências, grupos de trabalho e realização de plenárias sobre temas que dizem respeito aos desafios contemporâneos que envolvem a atuação do formador de professores, especificamente, os professores dos cursos de licenciaturas. Por meio do Fórum também são consolidadas as iniciativas do Nufope em relação à integração entre os cinco campi da Universidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e às reflexões sobre o fazer docente na contemporaneidade.

A coordenação geral do Fórum esteve a cargo do professor Marco Antonio Arantes, do curso de Ciências Sociais. Ele destacou a preocupação com os problemas relacionados ao processo de produção e socialização do conhecimento, “visando debater, integrar e traçar atividades de ensino, pesquisa e extensão requeridas para garantir a qualidade do processo de formação docente inicial e continuada, o qual exige, também, o constante aperfeiçoamento dos elementos administrativos, pedagógicos, acadêmicos e políticos da Universidade”, explica o professor.