Unioeste sedia curso para capacitação em Defesa Civil no Campus de Toledo

Nesta quarta-feira (22/05), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, foi sede do curso de capacitação para Gestores da Defesa Civil dos Municípios da região. Estiveram presentes os representantes das coordenadorias de vinte e dois municípios, incluindo Toledo. A capacitação ocorreu pela manhã em forma de palestra no mini auditório, e a tarde, foi utilizado o laboratório de informática da Universidade.

Segundo o Comandante do 2º Sub Grupamento de Bombeiros em Toledo, Capitão Rogério Lima de Araújo, este é um treinamento para aprender como utilizar o sistema de Defesa Civil, que prevê o preenchimento de uma série de documentos. Sobre a escolha do Campus de Toledo para sediar este evento o Capitão diz que: “É o local que tem a melhor estrutura, além da parceria que o Corpo de Bombeiros tem com a Instituição”, afirma.

Alunos do curso de Serviço Social também estiveram presentes nas palestras. A Professora da disciplina de Núcleo Temático “Meio Ambiente, Desenvolvimento e Educação ambiental”, Marli Roesler, conta que incentivou a participação dos alunos nas palestras porque o sistema da Defesa Civil faz parte da grade curricular da matéria. “Conhecer o Sistema de Defesa Civil e saber como enfrentar essas questões ambientais é fundamental para a formação dos profissionais de Serviço Social”, enfatiza a professora.

Para o Diretor Geral do Campus de Toledo da Unioeste, professor José Dílson Silva Oliveira, este evento permite uma integração entre a Instituição, o trabalho do Corpo de Bombeiros e do pessoal ligado a Defesa Civil. “Isso é importante porque traz à tona a questão da cidadania, da responsabilidade social e a Universidade tem uma participação importante nisso. E a partir do momento em as pessoas têm esse treinamento, numa situação de emergência, elas podem ajudar a solucionar problemas mais graves.”, conclui o Diretor.