Técnicas caseiras para controle da dengue

A oficina Técnicas e alternativas caseiras para o controle da dengue, que visa o bem estar do homem com a natureza foi realizada ontem, dia 16, durante o 13º Seminário de Extensão Universitária (SEU), organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediado neste ano pelo Campus de Foz do Iguaçu.

Segundo a coordenadora da oficina, Celeste Paiva do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA), a princípio o objetivo do projeto, “Homem X Meio Ambiente”, era conscientizar as pessoas sobre o reflorestamento e o ajardinamento. Entretanto, quando os integrantes perceberam a necessidade de fazer limpezas em alguns ambientes antes de se dedicar as atividades pensadas inicialmente, resolveram organizar mutirões que são organizados em ações contra a dengue. O objetivo do projeto é repassar aos interessados técnicas e alternativas caseiras no combate a dengue.

A coordenadora explica que existem técnicas de armadilhas para matar os mosquitos, identificá-los e também quantificá-los. Todas as técnicas utilizam garrafas pet cortadas ao meio.

Além das armadilhas, técnicas de produção de repelentes naturais foram demonstradas aos participantes da oficina. Celeste explica que os repelentes são feitos com extratos de plantas, como a citronela, arruda, alecrim e hortelã.  São confeccionados do extrato um líquido que pode ser borrifado no ambiente e também uma vela que ao queimar exala o odor das plantas e mata o mosquito.

Segue receita da Vela de Citronela, apresentada no projeto:

Ingredientes:

- Parafina não histológica;

-Anilina a base de óleo na cor desejada;

-Essência de citronela a base de óleo;

-Barbante para o pavio;

-Ilhós ou tampa de garrafa (lata);

-Palitos para segurar o pavio.

Modo de fazer:

Fundir a parafina em banho-maria. Adicionar o corante aos poucos até atingir a cor desejada. Para cada quilo de parafina adicione de 5 a 10 ml de essência de citronela. Monte o pavio e ajuste na altura do recipiente onde será feita a vela. Despeje a mistura no recipiente, cuidando para o pavio não sair do lugar. Deixe esfriar totalmente para retirar o molde. Caso queira utilizar o molde como suporte, cuidado com o tipo de material. Neste caso utilize material não inflamável.