Alunos de Odontologia estagiam no HUOP e Uopeccan

A professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Adriane de Castro Martinez Martins, esteve no último dia 20, em Curitiba, participando da audiência pública sobre o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da presença do cirurgião-dentista nos hospitais.

De acordo com a professora a inserção dos alunos da graduação da Unioeste do curso de Odontologia já vem sendo realizada mesmo antes da proposta da nova lei, ou seja, desde 2008, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e no Hospital do Câncer da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) de forma curricular no último ano da graduação. “Esta atividade já faz parte do estágio obrigatório curricular da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva, que tem como objetivo a promoção de saúde bucal dos pacientes hospitalizados”, comentou.

Segundo Adriane entre as atividades desenvolvidas pelos estagiários no HUOP, estão as rotinas de higiene bucal do paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a orientação e educação em saúde bucal dos pacientes internados Já na Uopeccan, é feito atendimento ambulatorial para preparo odontológico dos pacientes que serão submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço; acompanhamento do paciente em quimioterapia e em radioterapia de cabeça e pescoço e  atividades de orientação e educação em saúde bucal. Passam por estas atividades 40 alunos anualmente.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Unioeste, professor Eduardo Tanaka de Castro, a participação dos acadêmicos do curso de Odontologia em atividades dentro de hospitais de referência da região Oeste do Paraná já é realidade há tempos. “O empenho das coordenações e diretores da Universidade em conjunto com o HUOP e Uopeccan tem viabilizado esta grande presença da odontologia nos ambientes hospitalares contribuindo, em primeiro lugar, para a melhora da qualidade de vida e de saúde bucal dos pacientes humanizando o atendimento e proporcionando uma atividade a mais para os alunos”, enfatiza.

Audiência Pública

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou audiência pública, no último dia 20, para debater sobre a importância da presença de profissionais de odontologia, em todos os hospitais do Estado.

Dentre tantas importantes participações, como do CRO/PR, Secretarias Municipal de Saúde de Curitiba e do Estado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Hospitais Municipal e da Criança de Ponta Grossa, Hospital do Trabalhador, Sindicato dos Odontólogos e Ministério Público do Paraná, dentre outras instituições, o encontro contou com a presença de deputados federais e estaduais. A lei tramita no Congresso Nacional e prevê atendimento odontológicos a pacientes internados ou crônicos nos hospitais de médio e grande porte. Já, a proposta da deputada Luciana Rafagnin (PT) é de alterações na  lei nº 16.786/2011, já aprovada, estendendo o atendimento para todos os ambientes hospitalares. A alteração da referida lei, já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.