Inscrições abertas para a Jornada HistedBR

Estão abertas as inscrições para envio de trabalhos e resumos até o dia 31 de julho, e inscrições para ouvintes até dia 30 de agosto para a 11° Jornada da História, Sociedade e Educação no Brasil, a ser promovida no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A promoção do evento é do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná (HistedoPR), formado por professores pesquisadores dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão,  em conjunto com o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A Jornada, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro e tem como tema central “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os Desafios da Institucionalização”, visa propiciar um espaço de debate, troca de experiências e discussões acerca da Pedagogia Histórico-Crítica, de difusão de conhecimentos científicos e de reflexões acerca de experiências em torno das questões teórico-metodológicas.

Debater as políticas educacionais, do marxismo, história e historiografia da educação, movimentos sociais, formação de professores, da educação especial e das práticas de ensino também serão temas abordados durante a Jornada.

De acordo com um dos coordenadores gerais da Jornada, professor Paulino Jose Orso, o evento contará com a presença de mais de 30 grupos de pesquisadores brasileiros de referência, envolvidos com a área da Pedagogia Histórico-Crítica, os quais contribuirão nas discussões e debates programados.

Ainda segundo o professor, a expectativa é a de receber entre 800 a mil participantes, entre professores da rede municipal e estadual de ensino, professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), pesquisadores e demais interessados.

Trabalhos

Os trabalhos inscritos deverão estar inseridos em um dos seguintes eixos temáticos: Questões Teórico-Metodológicas da História da Educação; Política Educacional; Marxismo e Educação; História, Historiografia da Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Especial; Formação de Professores; Educação e Movimentos Sociais; Práticas de Ensino; Instituições Escolares e Gênero e Etnia.

Serão aceitos trabalhos para apresentações nas sessões de comunicações científicas, que sejam resultados de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência. Os trabalhos devem ser enviados para o sistema de inscrição, disponível no endereço http://www.xijornadahistedbr.com.br, em formato de comunicação oral (resumo e trabalho completo) até o dia 31 de julho. As demais regras de formatação se encontra no mesmo endereço citado acima.

A taxa de inscrição com apresentação de trabalho custa R$80,00. Já para a modalidade ouvinte o valor a ser cobrado é de R$50,00.

Programação

No dia 22 de outubro será realizado, no período das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30, o credenciamento e a entrega de material aos participantes do evento. No dia seguinte, a cerimônia de abertura está programada para começar às 8h30, com a palestra “A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classe e a educação escolar”, a ser proferida pelo conferencista Dermeval Saviani. À tarde, a partir das 14 horas outra palestra, com o tema “A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da história da Educação Brasileira” será apresentada pelo conferencista José Claudinei Lombardi.  Já no horário das 19h30 até às 22 horas serão mostradas as sessões de comunicações.

O evento segue no dia 24, com palestra sobre “A Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos psicológicos” a cargo da conferencista Lígia Márcia Martins. Depois, a partir das 14 horas, será a vez do conferencista José Luis Sanfelice apresentar a palestra “O marxismo e a pós-modernidade” para os participantes. Na sequência haverá lançamento de livros, seguida por reunião dos líderes do HistedoBR, às 19 horas e, das 19h30 às 22 horas, mais sessões de comunicações.

No último dia da Jornada haverá mesa redonda, com início às 8h30, para discutir a temática “Os desafios da institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica”. E à tarde o conferencista Newton Duarte realizará palestra sobre “A Pedagogia Histórico-Crítica e a Formação da Individualidade para si”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3172 , enviando e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou ainda pelo site da Jornada  HistedoBr http://www.xijornadahistedbr.com.br