Inovatec inicia na próxima segunda-feira

Nos dias 27 e 28 próximo será realizada a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec) na cidade de Cascavel. O evento ocorrerá na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec) e é organizado pela Associação Paranaense das Instituições do Ensino Superior Público (Apiesp), pela Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O objetivo é fortalecer a interação entre universidade e a comunidade empresarial, buscando mostrar a importância social, econômica e educacional para as universidades, visando estimular ainda mais as cooperativas de pesquisas, divulgação do conhecimento e disseminação da cultura de inovação no Estado do Paraná.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está cadastrando pesquisadores interessados em divulgarem os resultados e pesquisas ou a estrutura disponível para parcerias com a comunidade externa. A divulgação dos trabalhos será através de oito workshops paralelos em diferentes áreas temáticas.

A Fundação para Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) terá grande participação, pois além de oferecer a estrutura para a realização do evento nas dependências da Agrotec, não tem medido esforços para que a programação atenda as expectativas dos participantes. Com a divulgação do evento e articulação com a Associação Comercial Industrial de Cascavel (ACIC); Associação de Micro e Pequenas Empresas de Cascavel (AMIC); Fundação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Semdec); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro);  Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Oeste do Paraná (Iguassu – IT) e Sindicato da Indústria da Construção do Oeste do Paraná (Sinduscon),tem despertado interesse na comunidade empresarial, tanto em Cascavel como em outro municípios da região. As inscrições para o evento podem ser feitas através do site (www.fundetec.org.br).

Programação exclusiva da Inovatec

A programação do evento conta com apresentações e mesas de discussões. O credenciamento será feito das 8h00 as 8h30, após isso será feita a abertura do evento. As 9h00 a sessão “Inovação: O Imperativo para Competitividade com Sustentabilidade” será ministrada por Filipe Miguel Cassapo.

A partir das 10h30 iniciarão algumas palestras:

Lei de Inovação – Julio Felix, diretor- presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Tecnova – Edital de subvenção da Finep

Parque Tecnológico Virtual – Amandine Molin, Tecpar

Lei do Bem – Enelvo Martinelli, Senai / FIEP – PR

Ao 12h30 as 14h00 será o horário para o almoço e após isso inicia o Workshop Tecnológico que abrange oito áreas diferentes – Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Tecnologia de Alimentos, Construção Civil e Metal Mecânica, Energia Renovável, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Cadeia Agroindustrial. Após isso será feito o encerramento do evento.