Professores da Alemanha falam sobre cultura e memória

“Fatos e Ficções na Literatura Memorialista Contemporânea” e “Fundamentos da memória Cultural”, foram palestras apresentadas nesta tarde (17.05), no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) como parte da programação do Ciclo de Conferências Estudos Humanísticos e Multidisciplinaridade.

Os temas foram abordados pelos conferencistas, professores doutores Aleida Assmann, do Instituto de Pesquisa Fachbereich Literaturwissenschaft, localizado na cidade de Konstanz, Estado de Baden-Württemberg, Alemanha, e Jan Assmann, do Centro de Excelência: Fundamentos culturais para a integração, também localizado na cidade de Konstanz, ministraram as palestras.

O evento foi organizado pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, nível Mestrado e Doutorado e Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Área de concentração Sociedade, Estado e Educação, nível de Mestrado, oferecidos pelo Campus da Unioeste, em Cascavel.

Projeto Integrado

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, professora doutora Lourdes Kaminski Alves, disse que a palestra faz parte do plano de ações que convergem para expansão dos intercâmbios e da internacionalização nos Programas de Pós-Graduação em Letras e Educação e também faz parte das atividades referentes aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras. “Trata-se de um projeto integrado com o Programa de Pós em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), possibilitado pelo Centro de Estudos Germanísticos da América Latina, que é coordenado pelo professor doutor, Paulo Astor Soethe, da UFPR” explica a coordenadora.

Entre os assuntos tratados durante a palestra estava à memória social e cultural. Segundo Jan Assmann, a memória social, culturalmente formada e institucionalizada, é aquilo que permite aos seres humanos pensarem para além dos dados fundamentais do nascimento e da morte e se orientar em espaços temporais maiores e milenares. “Por isso sugerimos que se relacione e se restrinja o conceito da memória cultura”, observa Jan. O professor explica que isso não significa que memória cultural trate exclusivamente do culto aos antepassados, mas que isto faz parte dela naturalmente.

Estas conferências fazem parte do Ciclo de Conferências Estudos Humanísticos e Multidisciplinaridade e estão sendo proferidas ao longo do mês de maio em seis Universidades, além da Unioeste onde se encerra.