Alunos da Ala Psiquiátrica do HUOP realizam formatura

Na última semana foi realizada a 1ª Formatura dos alunos da Ala Psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A equipe organizou uma cerimônia para representar a formatura desses alunos com o término de seu tratamento de desintoxicação de álcool e drogas. A presença dos pais foi fundamental na cerimônia

A médica psiquiatra Kamila Formighieri agradeceu a presença dos pais e que os alunos estão de braços abertos para recebê-los. “O início do tratamento é sempre difícil. Com o passar dos dias eles vão evoluindo e a formatura é um momento emocionante. Por isso é importante o contato da equipe com a família, afinal é uma vitória tanto para eles quanto para a equipe”, ressalta.

A cerimônia teve a presença da diretora de enfermagem, professora Maria Aparecida Andriollo Richetti e da assistente social Daniela Prochnow Gund. Elas agradeceram a participação dos pais, o empenho da equipe e enfatizaram que é o início de muitas mudanças. Um paciente leu uma mensagem em nome de todo o grupo que estava se formando para a família e pelo seu apoio e também para toda a equipe da ala.

Foram entregues certificados para todos os pacientes acompanhados dos seus pais e uma muda de árvore simbolizando que a partir de agora eles irão crescer, dar flores e frutos. Os alunos fizeram um agradecimento especial para Josefa Brás Silva, responsável do setor. Ela diz que a tentativa é de humanizar ainda mais o atendimento. “Tentamos ensinar esses meninos a rezar e acreditar em algo superior para ajudá-los a enfrentar as dificuldades”, explica.

A formanda J.R.A. de 11 anos, conta que aprendeu muito no período em que esteve em tratamento. “Eu estudei, brinquei, desenhei, tive aulas com as professoras e não quero mais usar drogas”, ressalta empolgada. A aluna era usuária de maconha e crack e estava há 22 dias no hospital.

Ao todo foram 12 alunos que se formaram. Para finalizar foi transmitido um vídeo com fotos dos pacientes durante o tratamento, realizando atividades e do seu dia a dia no HUOP. Enquanto o vídeo passava um dos alunos observou sua foto e disse: “nesse dia eu estava triste, mas agora estou feliz por estar recuperado”.