Público prestigia abertura do 13° SEU

O tempo chuvoso não foi empecilho para a realização, no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na noite de ontem (15.05), da abertura oficial do 13° Seminário de Extensão Universitária (SEU), que nesta edição tem como tema a Extensão Universitária: Olhares Internacionais e Perspectivas de Integração.

Desejando boas vindas aos presentes, a diretora do Campus de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra, falou da importância do evento para a comunidade. “O SEU vem fortalecer o vínculo com a comunidade, por meio dos projetos de extensão desenvolvidos dentro dos cinco campi da Instituição”, destacou.

A diretora agradeceu as pessoas envolvidas na organização do evento. “Agradeço a participação dos agentes universitários que estiveram empenhados na organização do SEU, bem como, todos os professores, acadêmicos e comunidade em geral, os quais estão apresentando trabalhos e prestigiando nosso evento”, disse.

Evolução

Já o pró-reitor de Extensão, professor Gilmar Baumgartner, enfatizou a evolução significativa das atividades extensionistas na Unioeste. “Contamos atualmente com 30 programas, 198 projetos, 243 bolsas de extensão, destas 45 institucionais e mais de 340 pessoas da comunidade externa, envolvidas em atividades de extensão, número este aquém do necessário”, observou.

Sobre a importância da inserção da comunidade externa em projetos da Universidade, o reitor Paulo Sergio Wolff, comentou. “A Unioeste desenvolve projetos fundamentais para a comunidade externa e a intenção e esforço é que sejam criados ainda mais neste ano e nos próximos”. O reitor reforçou a importância da cultura nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, nas quais estão distribuídos os cinco campi da Unioeste.

Na sequência, os visitantes foram contemplados com o espetáculo de música clássica da Orquestra Sinfônica do Paraná. Ao som de clarinetes, violinos, violoncelos e demais instrumentos, os músicos sensibilizaram o público com composições de Francisco Mignone, Zoltán Kódaly e Ludwing Van Beethoven.

Programação

Nesta quinta-feira (16.05) o SEU dá continuidade com mesas temáticas, oficinas, minicursos, sessões de pôsteres e atividades culturais diversas. Hoje, o seminário segue até às 22 horas. Amanhã (17.05), o evento será encerrado às 15h30, com a apresentação das avaliações das mesas temáticas por área.