Incentivo à leitura e escrita é tema de exposição no SEU

O Programa Tirando de Letra: Incentivo à expressão e à leitura, foi uma das exposições do 13° Seminário de Extensão Universitária (SEU), sediado no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizado entre os dias 15 e 17 deste mês.

O Tirando de Letra é desenvolvido atualmente pela Associação Guatá – Cultura em Movimento, localizada na cidade de Foz do Iguaçu. A Associação é independente, sem fins lucrativos e buscam disseminar a cultura, por meio de produções poéticas, crônicas, fotografias, peças de teatro, desenhos e a leitura.

O trabalho é realizado por pessoas anônimas, adeptas à cultura e arte é levado ao Núcleo de Educação e Escolas Estaduais de Foz do Iguaçu, especificamente para alunos da 5° a 8° ano e Ensino Médio.

O estudante do 2° ano do Magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Stênio Bueno Fornari, comenta sobre o interesse dos alunos pelo programa. “Quando conheci o Guatá, o meu interesse pela leitura e escrita, aumentou ainda mais. Hoje consigo me expressar com mais facilidade porque quem lê, fala e escreve melhor”. Ele completa dizendo que, os alunos quando recebem a visita dos integrantes da associação nas escolas, ficam arredios e não gostam da ideia, mas depois acabam gostando do programa e logo já estão participando ativamente, lendo e escrevendo bastante.

A acadêmica do 2° ano do curso de Letras do Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, Monique Stefani da Silva também escreve histórias para o Programa Tirando de Letra. “Sempre escrevo histórias e envio por e-mail para a associação, para que eles possam publicar no site”, afirma.

Os interessados em encaminhar trabalhos para a Associação Guatá – Cultura em Movimento podem acessar o endereço www.guata.com.br