PEE desenvolve projetos de extensão sobre Libras

Uma das atividades desenvolvidas no 13º Seminário de Extensão Universitária (SEU), realizado no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE).

O PEE, implantado a mais de 15 anos, é um programa multicampi, desenvolvido nos cinco campi da Unioeste e tem como objetivo garantir atendimento às necessidades educacionais especiais apresentadas a partir do ingresso de pessoas com deficiência na Instituição. Os integrantes do projeto são, na maioria, pessoas com deficiências formadas pela Unioeste ou vindas de movimentos sociais.

Roberto Bernal Mazacotte, intérprete de Libras do Campus de Foz do Iguaçu, explica que “as atividades feitas são para atender aos portadores de necessidades especiais que recebem total apoio da Instituição, como no Vestibular, por exemplo, onde as provas são aplicadas por meio de bancas especiais”. Além disso, a disciplina de Libras já é obrigatória em todos os cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade.

A área principal de atuação do projeto é a língua de sinais. E é dentro desse segmento que são desenvolvidas diversas atividades de extensão, como os cursos oferecidos “Unioeste Foz para Agentes Universitários” e “A escola aprende libras e “Librastur”, este executado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), dentre outros.