HUOP reinaugura parquinho da ala pediátrica

O Projeto “Revitalizando a Pediatria”, desenvolvido pelos acadêmicos do 4º ano de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), apresenta resultados no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Camila Abatti e José Joacy Rabelo estudantes organizadores da ação promoveram a inauguração do parquinho na ala pediátrica do hospital, na última semana.

O projeto teve início com o objetivo de receber doações de televisores antigos e tintas coloridas para personalizar os aparelhos. Agora todos os quartos disponibilizam de uma televisão. As tintas também foram utilizadas para pintar a área externa, onde fica o parquinho.

A professora da disciplina de administração em enfermagem, Andréa Monastier Costa, esteve presente na inauguração e explica que o projeto foi desenvolvido através das práticas supervisionadas de administração. “A iniciativa foi toda dos acadêmicos que perceberam a necessidade de trabalhar o lúdico e recreação dentro do hospital”, conta Andréa. Ela explica também que o projeto melhora a assistência e traz algo a mais para os pacientes. “Unindo os esforços eles conseguiram atingir o objetivo”, ressalta ela.

A reinauguração do parquinho teve a presença da diretora de enfermagem do hospital, professora Maria Aparecida Andriollo Richetti e da assessora especial, Denise Galetto. Também estiveram presentes a enfermeira responsável pelo setor no período vespertino, Tainá Moersch e funcionários de diversos setores que colaboraram com ação além das mães e pacientes da ala.

O acadêmico José Joacy Rabelo afirma que a atividade é importante e a oportunidade traz um aprendizado diferenciado. “Ver a mãe levar seu filho para utilizar o parquinho já é recompensador, o objetivo era esse, possibilitar a abertura”, diz José. Ele conta que já faziam duas semanas que os pacientes não saíam ao ar livre e que isso serve para que eles esqueçam um pouco da dor de estar em um hospital. A outra idealizadora do projeto, acadêmica Camila Abatti, afirma que o objetivo foi alcançado. “Dá pra ver o interesse das crianças e elas precisam de um local para se distrair”, ressalta ela.

No fim da confraternização foi apresentada uma peça de teatro - adaptação da Chapeuzinho Vermelho - reunindo todas as crianças que puderam assistir promovendo um pouco mais de descontração.